BUSCA

4 de novembro de 2014

[NEWS] Suspeito Envolvimento da SM: Autor Confirma que foram forçados a retirar JYJ do novo livro de K-POP (03.11.14 )

Nota CrazyLoveTVXQ: Apenas traduzimos o artigo. Não temos nenhuma intenção de danificar a imagem dos grupos, seja JYJ ou TVXQ. Apenas para seu conhecimento.


Suspeito Envolvimento da SM: Autor Confirma que foram forçados a retirar JYJ do novo livro de K-POP



O autor de um recente livro publicado sobre K-POP revelou que a SM entertainment pressionou seu editor para que retirasse referências sobre JYJ e o caso judical TVXQ!.

Isso foi descoberto quando um de nossos bloggers favorito, Oegukeen (que havia previamente escrito uma postagem para nós sobre relações culturais internacionais), escreveu uma profunda crítica do livro de Mark James Russell, k-pop Now! The Korean Music Revolution.[veja aqui]


Como nós e outros críticos previamente notamos, ela comentou que há partes estranhas incompatíveis na maneira como TVXQ e JYJ são relatados no livro.
De qualquer maneira, diferente de outras críticas, desta vez o autor respondeu diretamente às críticas comentadas no blog Oegukeen.

Russell confirmou, como suspeitávamos, essa eficaz eliminação do JYJ na história do K-POP foi resultado da interfer ência da empresa de entretenimento SM. Ele disse:

"Sim, eu concordo com vocês sobre o assunto do JYJ/TVXQ!, mas não foi minha decisão. A SM foi um tanto firme sobre como o TVXQ deveria ser relatado no livro. O que é uma pena, pois dentre as outras músicas, eu realmente gostei da música 'Incredible' do XIA." 

É claro que isto não desanimou as fãs do JYJ que questionaram sobre a integridade do autor, e de maneira justa usou isto como prova que a SM está envolvida com os assuntos do grupo, apesar de terem sido avisados pela Fair Trade Comission para não interferir mais.

 Apesar da frustração e da compreensão das fãs do JYJ, seria injusto jogar o autor debaixo de um ônibus por algo que na verdade ele não tem controle. Além disso, seu livro de 2008 POP GOES KOREA é absolutamente um dos melhores livros escrito em inglês sobre a história da indústria de entretenimento coreano e é um livro que deveria ser lido por aqueles interessados sobre o tópico.  

 Em ordem para elaborar este livro tão atraente e ilustre com fotos de alta qualidade, Sr.Russell e seu editor Tuttle tiveram que colaborar com as companhias de entretenimento da Coreia para conseguir os direitos autorais de várias fotos promocionais e de trabalhos artísticos. O editor queria criar uma antologia dos grupos de k-pop, o que é difícil de ser realizado sem o consentimento das agências dos grupos relacionados. 

  Na verdade Mark James Russell trouxe ao seu blog este assunto no começo deste ano, mas não pareceu ter recebido muita atenção.  

"Agora, eu não estava interessado em constranger ninguém ou mesmo deixar alguém com má reputação, e eu sei que toda a história do TVXQ é muito sensível, por isso tentei escrever um artigo bem positivo da banda, mencionando que eles haviam iniciado como um grupo com 5 integrantes, terminando assim com 2 integrantes.Eu não mencionei nada controverso sobre o que aconteceu, e olhei pelo lado positivo, que todos estavam bem e agora os fãs possuem muitas escolhas de músicas boas. 
 De certa forma, a SME não gostou muito dessa aproximação. Eles ficaram preocupados que qualquer menção sobre a história do grupo fosse entristecer os fãs. Tentei ser flexível, e reptidamente apontei que não mencionar a história do grupo de alguma maneira iria chamar atenção pelo o que aconteceu e entristeceria mais as pessoas. Mas, no final a SME foi firme na aproximação, por isso o livro terminou do jeito que foi publicado."

A desculpa dizendo que 'entristeceria os fãs' é extremamente rídicula e é exatamente o tipo de coisa que a SME diria.   É engraçado porque a companhia somente checou (ou foi dado para checar) as partes do livro em que diz respeito aos seus artistas, especificamente a separação do grupo ainda é lembrada no perfil do KARA

Apesar de não ser bom o editor ter cavado no pedido da SM, e compreensível em um certo nível e é bom saber que o autor não está tentando encobrir o que aconteceu e provavelmente receberá respostas revoltadas de alguns fãs mais fanáticos pelo JYJ

Mas... para a SM, novamente, mais notícias ruins na imprensa. 2014 realmente será um ano em que eles vão desejar esquecer. 


******
" K-POP NOW!: The Korean Music Revolution" análise do livro

Capa e contra capa

[NOTA JYJ3: Partes não relacionadas ao análise foram omitidas.Leia todo o review aqui.]


...Uma coisa que sempre me deixou impressionada no k-pop é o fato desses artistas serem incrivelmente esforçados. A quantidade de horas que eles investem e a quantidade de horas que eles dormem,é de deixar até o mais aplicado de nós envergonhado. 

O autor trata disso no capítulo 2, entitulado "O que é k-pop" e ao mesmo tempo em que menciona como é difícil para os artistas, eu não pude deixar de sentir que essas fontes de informações vieram somente das companhias. O que me leva para o assunto mais importante que eu acho deste livro. Longe de ser um expert no k-pop,mas tambem não sendo totalmente alienada sobre, eu já escutei sobre um dos acontecimentos mais conhecidos e dramáticos da história do K-POP —- A separação do TVXQ! O que me deixou confusa quando cheguei na seção do TVXQ!


Nos capítulos 3 e 4 são dedicados para falar sobre um grupo masculino com 15 integrantes
e de um grupo feminino com 13 integrantes. Eles são listados alfabeticamente, salvo para os três primeiros grupos em cada capítulo que ao meu ver foram escolhidos devido ao grau de popularidade, e o primeiro possui 4 páginas dedicados à eles,invés de somente duas páginas em que outros grupos possuem. Nos grupos masculinos estão Big Bang, Super Junior e TVXQNos grupos femininos estão Girl Generation, 2ne1 e Wonder Girls.

Obviamente o autor deu atenção extra para o TVXQ! Entretando, em todo o artigo ele nos faz achar que TVXQ! sempre foi um dueto, mesmo falando das conquistas do passado com os 5 integrantes. De primeira eu não achei estranho,porque mesmo que o livro não seja perfeitamente preciso, o livro é chamado k-pop NOW! (Agora) e não k-pop Before (Antes). Mas quanto mais eu leio, mais me incomoda.


Primeiramente, todos os outros grupos parecem ter seus ex-integrantes corretamente listados.Eu olhei mais atentamente (abri o wikipédia),e por exemplo, Hyuna foi integrante do Wonder Girls por somente 6 meses e mesmo assim foi mencionada por ter participado do grupo, diferente dos ex-integrantes do TVXQ! que participaram por 6 anos e não foram mencionados.


Em seguida, na secão do KARA o autor menciona que estão a ponto de se separarem e seus fãs "estariam preocupados e com medo que se tornem o próximo TVXQ!..", o que para alguém que estivesse querendo conhecer sobre o grupo através do livro ficaria confuso já que de acordo com o autor TVXQ! sempre foi um dueto feliz.  Os 3 ex-integrantes que agora chamados de JYJ, são mencionados somente 2 vezes no começo do livro, uma vez como exemplo de como grupos coreanos possuem nomes estranhos e uma segunda vez por fazerem shows na Europa.

Agora, se você não é um fã do TVXQ! isso tudo pode parecer irrelevante, mas honestamente, o real problema mesmo e que me fez questionar sobre a autenticidade de outros fatos mencionados no livro, e me fez ficar insegura sobre o que exatamente eu estava lendo já que não tenho o conhecimento do assunto para ir verificar. 

Uma pena, porque apesar de tudo, sinto agradecida já que através deste livro aprendi e entendi mais, não somente sobre k-pop, mas também sobre a Coreia, e o mais importante, eu me diverti no processo.  

Nota JYJ3:  Queridos leitores,  recebemos diversas mensagens sobre este assunto, novamente o comportamento suspeito da SM contra o JYJ está sendo exposto, não é a primeira que isto acontece, e temos certeza que não será a última vez, o dever do JYJ3 é compartilhar essa informação com nossos leitores. Vamos ter uma discussão saudável. 

Fonte: Lovingkorean+beyondhallyu 
Créditos: JYJ3+CrazyLoveTVXQ 
Não retire sem os devidos créditos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário