BUSCA

7 de dezembro de 2011

[NEWS] Espanha, infectada pela febre K-POP (Centro Cultural da Coreia na América Latina) (03.12.11)

Milhares de fãs cantam para JYJ em Barcelona, enquanto aguardavam o início do show

29 de outubro, a cidade de Barcelona acolheu em suas praias do Mediterrâneo um novo tipo de hóspede. O grupo pop coreano JYJ começou a sua turnê mundial 2011, no histórico Pátio del Pueblo Español, com a presença de mais de 3.000 fãs de toda a Europa. Este evento de alta tensão foi o primeiro na Europa, realizada por este trio, e é também o primeiro na indústria da música coreana. Enquanto a o SMTOWN Live in Paris realizada em junho, fez o K-POP ser conhecido na Europa, o show de JYJ na Espanha foi a primeira vez que artistas representantes na Coreia se apresentam em um show solo na Europa.

"¡JYJ, I love you!" foi a exclamação unânime dos animados fãs, alguns dos quais vieram de locais mais distantes como Romênia e Finlândia, e muitos deles acamparam a noite toda para conseguir lugar. Embora em menor número do que os 80 mil que lotaram o show do JYJ no Japão no final deste mês, um público heterogêneo que agitavam bandeiras coreanas e cantavam em coreano foram o testamento vibrante do fandom Europeu. Com a nova coreografia acrobática da popular dançarina espanhola Rafa Méndez, às duas horas de show misturaram talentos espanhol e coreano. Na Espanha, a crescente presença do K-POP pode ser atribuída à participação ativa em comunidades na Internet, bem como pela a atração que persegue o J-POP. O diretor do Centro Cultural Coreano na Espanha, Jang Jin-sang, considera que cerca de 2 mil fãs são seguidores do K-POP neste país, a maioria dos quais participa de fansites de vários artistas coreanos. Mesmo que os fãs de outros países ultrapassem a Espanha em número, Jang destaca a grande lealdade e coesão dos fãs da Espanha, que compete com a lealdade dos fãs de outros países. A origem do  fandom K-POP na Espanha como em outros países remonta à popularidade da música pop japonesa. Como performances de BoA e TVXQ foram ganhando popularidade no Japão, os fãs da música japonesa tornaram-se interessados em música coreana, além do YouTube e de outros sites da internet oferecendo um monte de vídeos e de oportunidades para participar desta crescente tendência. O K-POP, com sua dança e seus ritmos realmente atraem a juventude europeia. Jang disse que, embora a distribuição de conteúdos, como dramas coreanos, ainda não são muito devido à necessidade de dublagem, o K-POP tem o potencial de se espalhar mais rápido na Espanha e na região europeia. A próxima parada para JYJ foi no Tempodrom em Berlim, onde o grupo apresentou no dia 6 de novembro. Os ingressos para o evento neste local que tem 3.000 lugares foram vendidos no primeiro dia de vendas.
Raúl Gutiérrez Bautista, redator do Korea.net

Fonte: Centro Cultural Coreano en América Latina
Créditos: YooSuStorm +MyDestinyArgentina+SYC+CrazyLoveTVXQ

Não retire semos devidos créditos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário