BUSCA

11 de novembro de 2011

[TRAD] "3.000 pessoas realmente apareceram?" ... A verdade por trás da controvérsia sobre o show do JYJ na Espanha (04.11.11)


"É uma invenção, ou um fato?"

JYJ realizou seu primeiro show europeu em Barcelona, Espanha. Opiniões sobre este show foram divididas em direções opostas com um lado sendo positivo e chamando-o de "a melhor apresentação já vista", enquanto o outro sendo negativo e chamando-o de "exagero da mídia".

Qual é a razão por trás desta feroz batalha entre elogios e críticas? Há também um conflito resultante da diferença entre os "relatos da mídia" e "fotos tiradas no show". Um exemplo disso é o número real de pessoas que foram ao show. Todos os repórteres que viajaram para a Espanha emocionados sobre os "3.000 membros do público" e "um completo esgotamento de ingressos". Por outro lado, os fãs que viram as fotos do show levantou a questão: "Você chama isso de 3.000 pessoas?"

A ‘Dispatch’ foi adiante para investigar a controvérsia. Nos reunimos com três fãs que estavam no show através de um correspondente de Madrid. Em seguida, ligamos para representantes do 'Centro de Cultura' e do restaurante coreano que patrocinou o show. Nós fizemos perguntas ao organizador local da turnê europeia e conversamos com os membros da equipe que ajudaram com o show em Barcelona.

Há um total de 5 pontos que estão sendo debatidos. Eles incluem temas como "3.000 pessoas realmente apareceram?", "Eles passaram ingressos grátis?" e "Qual foi a reação da imprensa espanhola?". Se fôssemos dar nossa conclusão antes de começarmos, seria de que há partes que têm sido extremamente exageradas pela mídia. Em outras palavras, o "jogo da mídia" foi usado. Por outro lado, existem partes que os internautas diminuíram e criticaram mais do que o necessário.


Controvérsia 1. O show do JYJ em Barcelona,Espanha. De acordo com o relatório da C-JeS Entertainment no dia 10 do mês passado, 80% dos ingressos haviam sido vendidos. Considerando o fato de que no local do show sentaram 4.000 pessoas, isso significava que de acordo com a C-JeS, eles já tinham vendido 4.000 ingressos.

No dia do show, a mídia coreana informou que o número de participantes no show foi de 3.000 pessoas. Mas alguns internautas afirmaram que era impossível 3.000 pessoas terem aparecido, usando as fotos tiradas dentro do local do show como prova. Eles disseram que a mídia estava exagerando nos números. Então quantas pessoas realmente apareceu para assistir o show? Ouvimos o que os representantes do Centro de Cultura da Coreia e o promotor local tinha a dizer sobre o assunto. Também recebemos uma foto de alguém que assistiu o show.

Resposta. Para afirmar a primeira conclusão, não foi 4.000 ou 3.000 pessoas. De acordo com repórteres locais, o número era na verdade entre 1.000 e 2.000 pessoas. O "Poble Espanyol", em que o show foi realizado, pode conter um máximo de 5.000 pessoas. Na foto que foi fornecida para a 'Dispatch' por Tak Bitna (20), uma coreana residente na Espanha, pode-se ver que mais da metade da área de pé está vazia.

Tak Bitna, que assistiu o show, disse: "Não poderia ter ido mais de 2.000 pessoas. Você pode ver na minha foto que a parte de trás da área de pé está vazia", e "Representantes e membros da equipe ocuparam um monte de lugares. Apenas as áreas iluminadas por glowsticks eram fãs de verdade."

Em uma conversa por telefone com a 'Dispatch', um representante do Centro de Cultura da Coreia na Espanha, declarou: "O local do show na verdade contém 5.000 pessoas. Acreditamos que cerca de 2.000 pessoas compareceram porque parecia que eles encheram menos da metade do local", e "A razão pela qual a parte de trás parece tão vazia é porque todo mundo correu para frente assim que o show começou."

Qual é a posição oficial do promotor que vendeu os ingressos? Em uma conversa por telefone com a 'Dispatch' no dia 2 de novembro, um representante do 'Open Music', o promotor local da turnê europeia, admitiu que não havia vendido 3.000 ingressos. Ele disse: "Não é um show com ingressos esgotados. Nós não vendemos todos os ingressos", e "Apesar dos ingressos em Berlin não estarem esgotados ainda, está mais popular do que a apresentação em Barcelona."

A 'RPDP' (Radio Programas del Peru), escreveu a revisão apenas em espanhol para o show, mas este era um repórter peruano, não um espanhol. De acordo com a revisão, havia cerca de 1.000 pessoas no show. Eles relataram: "1.000 fãs se reuniram para o show de Barcelona."


Controvérsia 2. Qual foi o grau de influência e popularidade do JYJ na Espanha? As fotos dos participantes no show fornecidas pela 'C-JeS' são todos de caucasianos, mas na verdade, a maioria era de origem asiática. Enquanto isso, a mídia coreana informou que fãs de todo o mundo se reuniram na Espanha para assistir ao show e incluiu pessoas da Espanha, França, Suíça, Japão, Tailândia e até mesmo da América do Sul. Qual foi a proporção real das raças no show?

Resposta. As opiniões sobre a proporção do "fandom" foram divididas. Tak Bitna afirmou que havia muitos fãs asiáticos no show. Ela disse: "As pessoas asiáticas, como chineses ou japoneses, ocupavam a metade dos participantes no show", e "A atmosfera era ótima. Ninguém saiu antes do final do show."

Depoimentos transbordam de que fãs do mundo todo se reuniram para o show. Um representante que trabalhou como um membro da equipe disse: "Os fãs de todas as nacionalidades diferentes vieram para o show. Havia algumas pessoas que viajaram de avião, até mesmo do EUA, para assistir o show", e "Naturalmente, a maioria dos fãs não foram os asiáticos, mas qualquer um podia ver que não eram fãs do mundo todo."

Laura (20), que vive em Madrid, explicou que alguns dos fãs caucasianos eram "otakus". Ela disse: "Há um monte de 'otakus' na Espanha que gostam de mangá japonês. Eles adoram a cultura japonesa, e eles começaram a ter interesse no K-pop, porque o K-pop é popular no Japão", e "Como este show foi realizado ao mesmo tempo que o 'Festival Manga', um monte de fãs 'otaku' de Madrid foi a Barcelona."

O mais importante é a atmosfera dentro do local do show. As pessoas que realmente assistiram o show gostaram da apresentação e apaixonadamente animaram JYJ. É indiscutível que o ar dentro do local do show foi repleto de paixão e emoção. Tak Bitna (20) declarou: "A atmosfera estava louca e entusiástica. Apesar dos fãs terem vindo de diferentes países, todos eles se reuniram para apoiar o JYJ", e "Todos balançaram seus glowsticks até o final do show.


Controvérsia 3. Na manhã do seu show de Barcelona, JYJ participou do Festival Manga e fez uma apresentação. Eles cantaram duas músicas e se reuniu com um total de 800 fãs. O que é exatamente o Festival Manga que JYJ participou e que relação ele tem com o show do JYJ?

Resposta. JYJ estava no palco para se apresentar no "17º Festival Manga", que foi realizado no La Farga de L’hospitalet de Barcelona, em 29 de outubro. Esta foi a primeira vez para um cantor coreano se apresentar no festival. O "Festival Manga" é aquele que atrai mais de 60.000 pessoas por ano e é visitado por pessoas que gostam de quadrinhos japoneses. JYJ foi convidado para se apresentar no festival.

De acordo com um repórter espanhol no Festival Manga, JYJ foi escolhido como um das poucas figuras selecionadas pelo festival. É por isso que eles foram convidados e é por isso que eles apresentaram "Get Out" e "In Heaven". Na época do convite, a C-JeS Entertainment estava planejando o show de Barcelona e quando o convite foi recebido, a data do show foi definida para corresponder com o festival.

De acordo com um representante, que é bem versado na cultura espanhola, o Festival Manga teve um grande papel na divulgação da Onda Hallyu na Espanha. Ele afirmou que a maioria das pessoas que gostam de mangá são "otakus" que estão na cultura japonesa. Seu interesse na cultura japonesa leva para um interesse no K-pop. O show espanhol do JYJ foi visando uma sinergia como efeito, definindo a data do show no mesma época que o Festival Manga.


Controvérsia 4. Alguns internautas manifestaram críticas de que muitos dos ingressos para o show foram emitidos a mais(?). Especificamente, havia muitos convites VIP. Eles afirmam que muitas pessoas estavam assistindo ao show de graça porque os convites foram entregues pelo Centro de Cultura da Coreiana Espanha e do restaurante coreano (Seoul Jung) como ambos eram os patrocinadores.

Resposta. A resposta é, isto é 'falso'. Apesar de alguns internautas afirmarem que os ingressos gratuitos foram dados, é impossível confirmar isso. Não há nenhuma maneira de confirmar quantos ingressos o organizador e a C-JeS Entertainment distribuiu. No entanto, foi confirmado que o Centro de Cultura da Coreiana Espanha recebeu ingressos VIP da agência.

De acordo com um representante do centro, um total de 50 convites VIP foi dado a eles. Mas como o centro está localizado em Madri e somente em Madrid, eles não podiam simplesmente entregar esses convites a ninguém. O representante explicou: "Nós recebemos 50 ingressos VIP um dia antes do show. Como há uma grande distância entre Madrid e Barcelona, nós não poderíamos distribuir os convites."

A maioria dos shows no exterior por cantores nacionais são feitos com a ajuda do centro cultural coreano do país. Portanto, é normal que esses centros recebam convites VIP dos cantores como uma demonstração de gratidão por ajudar com o show no exterior. Foi o mesmo caso quando B2ST se apresentou em Madrid neste ano e os ingressos que foram dados para o centro foram distribuídos adequadamente.

Além disso, o restaurante coreano 'Seoul Jung', que era o principal patrocinador do show, estava responsável de fornecer ao JYJ goods, principalmente alimentos, mais do que os fundos monetários. Não foi possível confirmar se os ingressos foram distribuídos a eles. Em uma conversa por telefone com a 'Dispatch', 'Seoul Jung' afirmou: "Os promotores do JYJ pediram a nossa ajuda a um ano atrás, e nós concordamos em ajudá-los", e "Nós não fornecemos a eles fundos monetários. Nós apenas lhes fornecemos comida." Quando perguntado se eles entregaram ingressos grátis no restaurante, eles disseram: "Sem comentários."


Controvérsia 5. A C-JeS afirmou que cinquenta das principais TVs e mídias de notícias lutaram para obter uma cobertura do JYJ em sua conferência de imprensa na Espanha. Diversas reportagens da mídia nacional afirmou que a mídia local, o 'El Mundo', elogiou o JYJ como os "três Justin Biebers sexys". Qual foi a resposta da mídia atual para o JYJ? Eles recebem o suficiente para elogiar, por exemplo, a terra deles um artigo de capa da frente?

Resposta. Falando francamente, não. Através de uma pesquisa no Google, podemos ver que não são muitos os repórteres bem conhecidos da mídia que escreveram sobre o show espanhol do JYJ. Apesar de cinquenta diferentes mídias no exterior estiveram presentes na conferência de imprensa, nem todos eles estavam lá para cobrir o show do JYJ. A maioria estava lá para cobrir o 'Festival Manga', que também estava sendo realizado em Barcelona.

Não houve muitos artigos feitos relacionados ao JYJ. De acordo com um representante do Centro de Cultura da Coreia na Espanha , havia apenas dois artigos esponhóis escritos sobre o JYJ, feito pelo 'El Mundo' e 'LaVanguardia'. Mas mesmo esses, não eram revisões sobre o show do JYJ e ao invés disso, foram artigos sobre o Festival Manga acrescentando a informação de que JYJ participara do festival.

Vamos dar uma olhada no 'El Mundo', por exemplo. JYJ ocupa uma frase em todo o artigo. "JYJ são como Justin Biebers sexys. Eles se abriram para o mercado de música americana, trabalhando com Kanye West cantando 'Ayyy Girl'". 90% do artigo envolve o Festival Manga. Além disso, nem ao menos uma única foto do JYJ pode ser encontrada no 'El Mundo' ou 'LaVanguardia'.

A ‘Radio Programs del Peru’ tratou o show espanhol do JYJ como uma parte importante da notícia e isso reflete a mania K-pop que está acontecendo na América do Sul. A ‘RPDP’ tem sua própria seção de K-pop e o show espanhol do JYJ foi escrito nesta seção.


Quando se leva em conta os depoimentos de uma coreana que reside na Espanha, que assistiu ao show, um representante do Centro de Cultura da Coreiana Espanha, um representante do organizador local, e um representante da cultura Hallyu da Espanha, pode-se ver que certos aspectos do show espanhol do JYJ foram ligeiramente exagerados. O número real de pessoas que assistiram o show foi mais perto de 2.000 pessoas e havia um monte de espaço vazio. Não há muito interesse neles ainda e apenas dois artigos foram escritos sobre eles na Espanha, que eram apenas referências a eles, falando sobre o Festival Manga. Não é certo exagerar a popularidade do JYJ dentro da Europa.

Mas, independentemente de todo o alvoroço, a procura contínua do JYJ para novos desafios deve ser reconhecido. JYJ são os primeiros cantores coreanos a realizar um show solo na Espanha. O fato de que tomaram este primeiro passo, é significativo o bastante. Eles deram o primeiro passo para o K-pop, embora fosse pequeno, e o fato de que eles tinham a sua presença na Espanha reconhecida, é significativo.

Fonte:[Dispatch]
Créditos:dongbangdata+CrazyLoveTVXQ

Não retire sem os devidos créditos!

4 comentários:

  1. nossa estão tentando acabar com os meninos.será que essa materia teve o patrocinio da SM?
    Força JYJ.

    ResponderExcluir
  2. Ao que parece houve um exagero da midia,mais isso ñ significa menospresar a popularidade dos meninos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Isto é um golpe!
    A TV e alguns artistas conhecidos falaram sobre JYJ. Nenhum ingresso foi dado de graça... Houveram várias problemas com venda antes de começarem, mas nenhum problema foi por isso. As espanholas fizeram várias campanhas pra conseguir o maior número de pessoas possível para o Show, saíram pelas ruas distribuindo panfletos e dizendo "posso falar um pouco sobre meus idols?"... Estão simplesmente menosprezando o esforço delas, do JYJ, tentando tirar essa vitória deles. Agora por mais que seja mentira, o golpe já foi lançado e o povo vai pensar o que quiser.

    Aquela foto ali... Porque não tiram do outro lado também? Não era onde ficava os vips? Porque tirou só do lado vazia? Quais internaltas estão questionando? Os que foram não show que não é... Nem mesmo que não era fã e foi no show não está questionando isso.

    Sabe, eu me pergunto porque um dossiê tão grande de um Centro Cultura... Veja bem! Um Centro Cultural Coreano mordendo a própria calda semanas depois que passou. Quer saber? Não me pergunto, já concluo.

    O poder da mídia foi usado? Quer dizer que eles têm poder sobre a mídia espanhola? Se for isso, que bom. Porque os espanhóis não tinham nada a perder falando de JYJ e se C-Jes pode controla-los, beleza, melhor pra eles que estão ganhando um pouco mais de poder pra usar contra a SM.... Mas sejamos sincero, isso não aconteceu.

    "As fotos dos participantes no show fornecidas pela 'C-JeS' são todos de caucasianos, mas na verdade, a maioria era de origem asiática."
    (!*@&#(*!&$(*&!@#(*!&@$(*!@&(*!@&#*(!@&$(*@!&$
    WHAT?! ...Não entendi direito... WHAT?!
    (!*@&(&!(*@&#(*!@&#(*@!#&(*!@$&(@*!#&(*@#&!(*@#&
    SEUS )(@*!&#(*&@(#*&@!#)(*@&#)(&!#(*@!&#(*@&#(*

    AAAAAAAAAAAARRRRRGGGGGGGGGGGGGGGGG~ ENTÃO PORQUE NÃO PEGA AS FOTOS DAS FÃS SEUS PDPS?
    Cara, isso é tão injusto que dá vontade de chorar, esses pdps dos infernos!

    "As pessoas asiáticos, como chineses ou japoneses, ocupavam a metade dos participantes no show",
    HAHAHAHAHAHAHAHA~ sério, tive que gargalhar pra não chorar... E sim, tinha certo tanto de Latinos lá. Peruanas e Argentinas, são as que estou sabendo. Então mesmo com esse fato, com as várias bandeiras italianas, francesas, inglesas, polonesas... Mesmo assim ainda não são fãs de todo mundo? Turnê mundial pode ser só nos EUA e Japão, mas isso aí não é fãs de todo mundo não, oras! ¬¬'
    Fora que já estão se contrariando... Uma hora dizem que tinha a maioria asiática outra que a maioria não era asiática mas não eram de tantas nações assim...

    *respira, solta*

    Não, ninguém no Salón do Mangá tava afim de ver JYJ! Nossa, que blasfémia! Aquela fila enorme, aquela loucura dos seguranças segurando as fãs tentando entrar com tudo para dentro do estágio, furando a fila... Aquilo tudo lá É PORQUE IA TER SORVETE DE GRAÇA, PESSOAL! JYJ USOU ISSO DIZENDO QUE ERA POR ELES...

    SEUS... SEUS... (*¨@)#(*!&@#)((*!&@¨#*(!&$¨(*!&@#¨*!&¨#*&(@#¨*(!&@¨!@*(#&¨!*&@#¨*&!@

    DISPATCH XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX99999999999999999~
    SUA XNOVE DO MAL, EU NÃO GOSTO DE VOCÊ!
    Nunca faz nada pra propagar a cultura coreana na Espanha e morde a própria calda quando alguém faz?

    NÃO TÊM SERÁ NESSA HISTÓRIA! ISSO É MUITA FALTA DE SACANAGEM, ISSO SIM!

    "o Festival Manga teve um grande papel na divulgação da Onda Hallyu na Espanha."
    MENNNNNTIIIIIRRRAAAAAAAAAAAA~

    A cultura coreana malé-malé tem espaço nos eventos otakus... Otaku de verdade não fica procurando coisas coreanas porque já ocupa seu tempo todo com sua obecessão pelo Japão...
    Nos eventos, e nesse evento do Salón del Manga, tinha só UMA sala de kpop, repito, UMA SALA DE KPOP!

    Quando mais eu leio, mais mentira e manipulação aparece... Vontade de chorar, quebrar tudo... Que raiva! Isso é tão injusto!

    ResponderExcluir
  4. Que internautas? Eles não estavam nem lá, fia! ¬¬' (espanhóis não foram!)

    Não foi possível confirmar se os ingressos foram distribuídos a eles.
    Tão vendo isso? Tão fazendo isso só pra sacanear e dizer que só foram porque estavam distribuindo ingressos... Muita onda esse povo hein.


    Eles recebem o suficiente para elogiar, por exemplo, a terra deles um artigo de capa da frente?
    (*!)&@)(*#&)!(@*#&)(!*@&#()!*&#@()*!@&#()!*@#&!(*@#&(*!@#&!()*@#&!@(#*)&!@#(*!@&#(!*@&#!(!@*#&!)@(*#&!@()*&
    SEUS (!*@&)*!@&#(*@# ~
    COMO É QUE É?
    Se nem aquela merda da SM faz isso nos EUA, nem na Europa... NEM NA FRANÇA ELES TIVERAM A REPERCUSSÃO QUE JYJ TEVE! Todos podiam ver o desanimo francês... Duvido se eles sim, não distribuíram ingressos grátis.
    Se nem esses (*&@*(!&#( que se acham os melhores fizeram, porque é a obrigação de JYJ sair numa capa para provarem algo?

    ÓÓÓÓÓÓÓDIO! ~

    MBLAQ no Brasil. A mídia fez que fez... Mas não no jornal... Só na RedeTV e em jornais online. ENTÃO O QUE É QUE VOCÊS ESTÃO QUERENDO?!

    Tô torcendo muito pra SM ser boicotada na Espanha. Do fundo do meu coração!

    De acordo com um representante do Centro de Cultura da Coreiana Espanha , havia apenas dois artigos esponhóis escritos sobre o JYJ, feito pelo 'El Mundo' e 'LaVanguardia'.
    Céus, me dá forças... Me dá forças pra ler um negócio desse...
    MENNNNTIRA DESLAVADA!
    Ai que ódio!

    "... pode-se ver que certos aspectos do show espanhol do JYJ foram ligeiramente exagerados."

    SEUS (!*&@#)(*!@&#)(!*@&#(!*@&#)(*!@&#()!*@#&!()@*#&!(*)$&!(@*#&!@#(*&@!#(*!@$&!(*¨$!(*@&#!@(*#&!(*$&!@#$(*!@#&)!@()*#&!@#(*!@&#!@(*#&!@(*)#&!@(*#&!(@*)#&!(@*#&(!@*&#(*!)@&#!(@*$&!@(#$*¨$*@(&!@*#&!(@*$&!@(*

    *chora*
    Me pergunto, pelo que mais nós teremos que passar...
    Acho que a SM não gostou nenhum pouco do FUCK SM [bem merecido].

    Tô até sem forças depois de ler tanta manipulação desses X9s que se dizem Centro de Cultura Coreana.
    Sério... Muita, muita, muita sujeira desse povo.

    Por mais que houvesse exagero da mídia [e sempre há!], fazer uma matéria dessa só pra diminuir JYJ?
    Tão óbvio...

    Me pergunto "e se eu não tivesse acompanho de perto?"... Mas ainda seria uma mentira deslavada porque é tão grotesco!

    Não sem nem mais o que falar.

    ResponderExcluir