Assim, depois da conferência de impresa, fomos para bem longe de onde se celebrava o Salón del Manga, para chegar a um quadra esportiva habilitado para uma apresentação como mini show. Quando chegamos já havia uma fila extensa que rodeava o edifício.
Nós como impresa, entramos antes e subimos umas escadas, de cima se podia ver melhor o pessoal que esperava impaciente que Jaejoong, Yoochun e Junsu cantassem algumas músicas.
As portas da quadra se abriram e começaram as pressas para entrar, a vontade de ver logo JYJ, as corridas, alguns tropeços ...
Os seguranças tiveram que se empenhar muito xD.
No fim, com toda a gente já situada, começou-se a escutar as primeiras entonações esperadas do JYJ e ver algumas bandeiras da Espanha e Catalunha, Itália, França ou Noruega.
E pouco depois eles estavam ali. Subiram no palco e cantaram algumas músicas como haviam prometido. De noite mais, mas esse aperitivo sem dúvida foi um primeiro prato muito forte para mais algumas fãs que curtiram como nunca. E na verdade, já sendo aqui ou no show posterior, os garotos deram tudo de si no palco.
Uma vez finalizado o mini show, saímos da quadra. Chanpoo e eu fomos recarregar as forças num restaurante coreano em Barcelona. Embora antes demos umas voltas pelo Salón del Manga.
Nunca havia estado no Salón del Manga. Fiquei surpreso ao ver a quantidade de gente que tinha, muita gente com roupa e vestidos de séries de manga. E entre tudo japonês, um lugar que era para o Kpop. Tinham alguns pôsteres, canecas ou camisetas dos grupos coreanos.
Descobri a pouco tempo a relação do JYJ (quando eram TVXQ) com o anime One Piece onde cantaram algumas aberturas em japonês. Não é algo novo, cantores como Younha também fizeram músicas para animes como – se não me engano – Bleach.
Contudo, em minha opinião, a relação entre o mundo do manga e a hallyu não é algo que me dê alguma ilusão especial. Não estou me referindo as canções das aberturas, e sim a juntar-los aqui na Espanha, para vender coisas coreanas em uma feira de cultura japonesa, que é o que realmente é o Salón del Manga. Apesar de gostar dos dois de certa forma, acredito que deveriam levar caminhos separados já que correspondem a coisas totalmente diferentes, apesar de alguns contatos anexos em comum que podem ter. Se não, o Hallyu corre o risco de receber diretamente muitos temas desta outra corrente cultural, que não lhe são próprios. Por outro lado, o mundo Otaku também poderia ir perdendo terreno em favor de outra cultura com maior ascensão em sua própria casa. É a minha opinião.
Quando terá um festival de cultura coreana com exibição de filmes, séries, performance de kpop, degustação da comida, exposições, conferências e promoção turística da Coreia, senhores responsáveis pelas instituições coreanas? Tá passando da hora.
Fonte: Paella de Kimchi
Créditos:JYJMéxico+Pry+CrazyLoveTVXQ
Agradecimento: Pry
Não retire sem os devidos créditos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário