BUSCA

24 de julho de 2012

[TRAD] Entrevista de Junsu para o vol 14 da revista 10 Asia Star

Perfil de Junsu

A história não é sobre Junsu aparecendo no local de trabalho e sofrendo transformação além da imaginação, com seu estilo de cabelo. Não só na frente da câmera, mas ao longo de toda a entrevista, Junsu clara e especificamente nos disse o que ele quis. Ele estreou há 8 anos e embora, desde o início até agora, ele tenha sido uma celebridade a cada momento, atualmente ele se mudou para onde ele não precisasse mais hesitante ou ter medo de suas escolhas, portanto mais maduro ele está. Sua história agora é mais sincera e mais interessante do que qualquer outra no momento. Ele completou com sucesso a turnê na Ásia de seu primeiro álbum solo TARANTALLEGRA, e antes da turnê mundial começar, nos encontramos com Junsu.

Na entrevista que aconteceu em fevereiro, que previu o time vencedor da Eurocopa 2012, depois de considerar mais 3 minutos, você gritou "Espanha!". Será que vai realmente ser como a sua previsão? Você vai assistir a competição esta semana?
Se isso acontecer durante a hora de um show no estrangeiro, então eu não vou conseguir ver. Seu eu tiver uma agenda desde manhã cedo, eu não iria ser capaz de ver. Gostaria de gravá-lo para assistir. Na realidade, antes da rodada final, eu iria com a multidão. Em meu coração eu vou apoiar a Itália, mas eu tinha inicialmente apoiado a Espanha (risos).

Então você iria gravar os jogos da meia-noite e assistir mais tarde. O que acontece quando você está livre?
Nós geralmente não temos tempo livre. Eu não iria deixar de lado o cronograma da companhia e não pensar nele, pois gosto de obter informações de antemão e depois segui-las. Por isso eu posso cuidar do meu humor e agendar algum tempo para pausas, assim, desta forma, fica mais tranquilo para eu viver a minha vida.

Seu primeiro álbum solo TARANTALLEGRA começou a ser vendido em maio e você começou sua turnê asiática com Seul, Tailândia, Indonésia, Taiwan e China. Como se sente agora que você está entrando na fase final?
Quando o meu primeiro álbum solo foi lançado, eu fiquei com um pouco de medo, mas quando comecei a fazer os shows, essa preocupação foi embora, e eu tenho ficado mais confiante. Por isso, no lançamento de meus futuros álbuns, a direção pode ser claramente planejada com expectativas.

Você deve ser capaz de sentir o esperado álbum. Mesmo que o álbum contenha músicas de todos os gêneros, há uma consistência de estilo do Junsu?
A meta era, inicialmente, recolher uma diversidade de gêneros. R&B com o ritmo lento é para as pessoas que gostam de me ouvir cantar baladas então gravei baladas. Mas para a canção-título eu quis usar uma música que eu possa performar. Muita gente acreditava que a minha canção-título adequada é balada, então eu quero ir acima das expectativas e isso é quando eu posso deixar o julgamento mais claro. Baladas apareceram muito nas músicas solo e elas têm sido cantadas desde o TVXQ até as atividades do JYJ. Por isso, desta vez, para o estilo da minha canção-título, eu quero usar "performance".

Assim, o resultado é 'Tarantallegra'. Depois de ouvir isto fiquei curioso. Esta música teve, em primeiro lugar, uma melodia ou uma imagem?
Imagem, não há dúvida de que foi uma imagem. No passado, quando compus 'Xiahtic' e 'Intoxication', foi a dança em primeiro. Ainda agora, se você ouvir o nome, você iria querer dançar. Você não precisaria nem da melodia, mas 'Tarantallegra' teve primeiro a imagem, em seguida, a dança e a melodia. Na verdade, naquela época, havia um monte de músicas de dança que eu compus, de estilo rap americano ou R&B, ou alguma espécie de canção militar como 'Rising Sun' do TVXQ. Mas desta vez eu quero tentar me afastar de todos aqueles estilos. Naquela época, eu fui influenciado por Elisabeth. O significado da Morte, acrescenta mais facetas para a impressão de Tod, encaixando bem com este álbum e música da região, o caminho, o estilo, a dança... Tudo está se reiniciando.

Então, não falando sobre a música.. O aspecto visual do novo álbum é um estilo muito intenso. Quando você disse que queria ter esse tipo de álbum, quais foram as reações das pessoas ao seu redor?
No começo elas ficaram preocupadas. Honestamente o estilo intenso não pode ser visto por olhos nus. Apesar desse tipo de reação chocante "oh, tão intenso" estar lá, para conectar essa parte com uma impressão muito favorável da performance, para compreendê-la no grau, é difícil. Mas, em comparação com outros cantores coreanos, ser capaz de adotar esse estilo intenso é porque agora eu não posso aparecer em quaisquer atividades na TV. Hum...... Devo dizer que não estou participando. Neste momento (risos), porque já que estou em tal situação, eu queria tentar alguma imagem diversificada e chocante. Seria necessário ser avaliado se fosse ser transmitido e, se passasse apenas um pouco dos limites, então seria proibido, porque de qualquer forma, agora ele só é publicado no YouTube ou em blogs, então eu quero apresentar algo que eu queira fazer. Devido a isso, agora a faixa de música que eu posso fazer, em relação à obtenção de uma reação favorável, eu quero que tenha mais medo e horror. Mesmo que receba comentários ruins, acho que dizer a todos o que eu quero fazer é mais importante. Comparado com horror, o veneno é mais sentido. Felizmente a companhia incorporou as minhas opiniões e me deu apoio e cooperação ao máximo.


No lugar do mercado que se foca na TV, você está se voltando para o mercado que se foca em CDs. Como você se sente sobre a mudança?
Então, de agora em diante eu sempre vou desafiar coisas novas, mesmo que eu esteja perdido em tudo isso ou receba críticas das pessoas. Claro, mesmo que seja da nossa responsabilidade encontrar nossas respostas no lugar apropriado, temos que continuar a trabalhar duro e mostrar a todos um lado diferente de nós.

O álbum desta vez não é apenas da identidade de um cantor solo, mas até certo ponto, é mais como o artista solo.
Quando eu era pequeno eu era frequentemente questionado "você gosta mais de dançar ou de cantar?" Na verdade, eu não iria colocar o canto em primeiro lugar, eu também gosto de dançar ao mesmo tempo. Claro que, durante as atividades do grupo temos responsabilidades diferentes, assim em relação a performance, o meu foco está no canto. Mesmo que eu também goste de cantar, isso é afinal a minha fase solo, por isso quero usar este tempo para expressar com a música e adicionar performances que sejam consistentes com ela. Na realidade, na fase de produção antecipada de Tarantallegra, todos ficaram surpresos. Devido que a gravação é um mix ao vivo, sem instrumentos, de modo que a reação foi muito suave (risos). Mas eu implorei ao meu agente que acreditasse em mim desta vez.. "Se adicionarmos o MV então vai ficar tudo bem, essa música não é apenas para se ouvir." Eu o convenci do que eu gosto. Mesmo que seja para uma promoção especial, liberando um MV antes, o áudio tem esta razão incluída.

Este MV tem uma batida forte e também tem um conceito fantasioso para completar a imagem.
Para o MV houve muita pressão. A dança enquanto eu danço bem, é certa, mas para torna-la uma imagem visual, não é tão fácil. Não basta desejá-la. Desde o início houve alguns problemas de ângulo de filmagem. Por exemplo, quando eu danço eu realmente não gosto do movimento da câmera. Honestamente, isso são truques para pessoas que não podem dançar, por isso distrai o foco. A mudança de cena e ângulo é bom, mas quando a câmera treme, você não vai ver a dança naquele momento e vai esquecê-la. Mas o diretor Lay é realmente bom em capturar imagens. A companhia confiou em mim e investiu 5 milhões (438460,4 de dólares) sem se preocupar com o resultado, mesmo que ele ficasse insatisfatório.

Sobre a canção 'Tarantallegra', alguém comentou que "ouvir esta música faria você, inconscientemente, começar a dançar." Como uma canção mágica no MV, que tipo de existência você quis transmitir?
Eu não quero que as pessoas sintam como se eu fosse um deus. Mas não quis retratar nem homem, nem mulher, mas uma existência mais neutra. Assim, a maquiagem era mais feminina, o penteado também desafiou a feminilidade. Certamente, isso eu tenho que agradecer. Não só desta vez, mas a minha música no futuro também será influenciada por musicais. 'Tarantallegra' veio da inspiração da Morte, por ter uma imagem fantasiosa e misteriosa.


De uma estreia como um artista que não colocou muita atenção no aspecto visual, agora amadurecido para desafiar um estilo tão elegante, estou curioso para saber como foi a mudança em seus pensamentos.
Honestamente como um ídolo, eu não me preocupava com auto-gestão (risos). Eu não sou assim porque eu quero deliberadamente arruinar a minha imagem, mas é mais porque como um cantor, devo me expressar através de meu canto, dança e habilidade. E se a câmera estivesse um pouco mais perto, eu não saberia. Durante os últimos 3 anos com atividades relaxantes, até mesmo o meu cabelo é geralmente o mesmo. (nota: As atividades são tão formais e descontraídas que seu estilo de cabelo nem se incomodou em mudar) Mas assumindo o papel de Morte, então eu pensei que eu deveria perder peso. Quero expressar um sentimento além do sexo e do gênero neutro, mas eu olhei mais ao redor (risos). Então, para ser coerente com o papel, eu comecei a perder peso. Até mesmo os fãs que gostavam de mim antes também gostam de como eu me tornei depois da mudança. Assim, ao julgar por isso, apesar de que o canto de um cantor é o mais importante, não posso ignorar a realidade de que a moda e o aspecto visual podem ser preferenciais para o público.

Pensando bem, mesmo que você lançasse seu álbum solo depois de estrear há 8 anos, isso parece um pouco tardio, mas ao mesmo tempo, parece que também é porque só agora você pôde produzir tal álbum.
Não importa qual música eu queira produzir, tudo é como eu entendi e ela foi produzida de acordo com minhas ideias, e por isso eu sou muito grato.

Quando você primeiro decidiu sobre a canção-título e começou a praticar depois de receber a notificação.
A canção-título é cantada de acordo com a forma como o diretor quer, mas é claro que o MV e tudo é diferente do que foi decidido antes. Acho que isso é bom. Ah, há uma coisa que nós fomos capazes de decidir.. o penteado (risos).

Tantas vezes você disse "eu quero fazer algo que seja eu" no fim, porque não foi decidido com base em "o que era como eu", mas fazendo o que você quer fazer e expressar isso, então agora você tem seu próprio estilo .
Sim. Claro, se eu apenas fizesse o que eu quero fazer, seguindo um caminho, não seria bom. Depois eu quero tentar estilos que as pessoas aceitem.

Alguma vez você já pensou em tentar algum tipo completamente diferente de performance?
Um dia eu quero estar em um teatro musical para realizar um longo show de um mês. Precisaria estar bem preparado, não só a minha música, mas a música popular e as canções musicais que eu não canto em meus shows, precisariam ser cantadas também, não dançadas, mas apresentadas com uma banda ao vivo. Não há truques extravagantes, apenas canções preenchendo 2 horas. Se eu puder ter esse tipo de show, seria ótimo.

O que você quer, torna-se cada vez mais claro, e até este ponto, você não vai hesitar durante uma discussão. Fazer o que você escolher para fazer e assumir a responsabilidade, esta é a diferença entre um ídolo e um artista?
Então, na verdade tudo começou com este álbum. Minha personalidade mudou lentamente. Originalmente, eu era alguém que nunca diria que "desgoto". Era melhor apenas não falar. Mas agora eu sei que não posso esconder assim, ou então não posso produzir boas obras e ter boa aparência. Claro que sem falar, daria uma boa imagem que não seria repreendida, mas se eu fizesse isso eu nunca iria chegar aos 100% que eu quero com este álbum. Por exemplo, mesmo que não seja bom, editar isso um pouco seria melhor, porque naquele momento, alguém precisa ficar acordado durante algumas noites. Neste tipo de situação, meu eu de antes nunca abriria a boca para pedir por isso, mas faria bem para essa pessoa também. Eu quero perfeitos ideais profissionais, mesmo que nos deixem cansados, mesmo se eu for repreendido, não posso deixar de dizer isso. A parte importante está dizendo isso claramente, convencendo apropriadamente essa pessoa, então a pessoa responsável não vai ficar com raiva. Como um artista, sentiria que é a direção certa. Não importa se ele vai ter sucesso ou não, eu entendi que quando eu tomar uma decisão depois que eu entender tudo e quando eu tomar uma decisão sem entender nada, resultaria em coisas muito diferentes.

Ouvi dizer que você achava um problema combinar roupas no passado. Assim você compra o conjunto inteiro do manequim exposto (risos).
Mesmo assim, eu realmente não gosto de comprar roupas, mas quando todos dizem que eu tenho que comprar roupas, eu às vezes compro algumas. Mas desde o outono passado, eu comecei a comprar muito. Antes, no aeroporto, eu não ia para nenhuma das lojas, mas agora gosto de ir muitas vezes. Porque antes de tudo eu acredito que como cantor, trabalhar duro para os fãs é um bom feedback. Mesmo que haja um sentimento de obrigação, eu nunca pensei nisso como "trabalho", mas como uma atitude que eu deveria ter como um artista, não importa se é uma performance carismática. Na verdade isso é algo que eu nunca iria fazer com a minha personalidade original. Olha isso, eu fiz minhas unhas...... (risos)


Mas, se você faz as unhas uma vez é como se você estivesse sido envenenado, não é mesmo? (risos)
Sim. É como os hábitos alimentares quando mudam, porque se eu não fizer isso eu me sentiria muito estranho. Na verdade, por causa desse tipo de estilo, alguns fãs estrangeiros pensaram que o personagem principal de 'Tarantallegra' não era eu. Alguns disseram "tão bonito... ele é gay?" (risos) Mesmo que eu não seja gay, eu gosto de ouvir esse tipo de comentário. Contanto que eu possa mostrar a todos um lado diferente... Não importa se seja gay ou não, como artista, eu sinto definitivamente que o principal motivo é o que me dará mais pontos.

Por um lado, no palco você pode ser alguém completamente diferente do seu jeito habitual, e por outro lado, como é a sensação de estar sozinho no palco como XIA?
Ao filmar o MV, fiquei pensando que fazer parte do musical foi uma escolha muito boa. Compare antes quando eu só queria que todos vissem a minha imagem bonita na frente da câmera... Eu sou diferente agora. Minha interpretação e expressões estão melhores. Eu participo de musicais, não é só porque eu gosto de musicais, mas porque fazer parte de um musical, ajuda a me melhorar.

Cantor. Especialmente um cantor de charme coexistindo com sucesso, finalmente decidiu-se sobre a expressão e o domínio no palco. Eu vi o seu show em Seul e eu senti que você, como cantor e indivíduo, tem presença completa. Muito diferente das atividades em grupo, parece que você ganhou experiência como um personagem deus de musical e isso o ajudou a amadurecer.
Claro, musical não é apenas uma pessoa só, mas todos trabalhando juntos. Eu aprendi muito no aspecto coragem. No palco, enquanto você está confiante, não importa o quão bom você não é, você ainda será bom. Mas se você for muito bom, mas não confiante, ficará estranho. Claro que eu não estou dizendo o quão bom eu sou, mas quando estou no palco, ele não estará vazio, então eu ganhei esse nível de confiança (risos). Mesmo assim eu ainda me sinto nervoso. Quando estamos realizando atividades em grupo, durante um show, quando temos performances solo, os membros podem descansar. Mas eu tive que completar 2 horas sozinho, da distribuição de força física para um talkshow. Realmente não é brincadeira. Acrescentando que este é um álbum com apelo artístico como foco, existe muitas músicas dançantes e as roupas precisam ser mudadas com a música, e mais: preciso digerir tudo cantando as músicas ao vivo e etc. Há muita responsabilidade....... mas não importa o quê, eu trabalharei duro! (Risos)

Assistindo o ao vivo de 'Tarantallegra', é diferente das atividades de grupos ou cantores ídolo recentes, juntamente com um alto grau de acabamento da presença de palco. Pensando no tanto de pessoas que não chegaram a ver isso, dá pena.
Toda vez que eu danço 'Tarantallegra' eu acho que se eu pudesse dançar uma vez só na TV, seria tão bom. Toda vez que eu penso nisso, eu lamento. Não é que eu queira ser o número um, é só que eu sinto que eu quero apresentar algo que possa talvez ser feito através de um palco. Na verdade, por isso eu quero fazer um MV que possa substituir uma transmissão de TV.

No show, 'Intoxication' no palco foi o que deixou a impressão mais profunda em mim. Usando 2 bailarinos e um espelho grande para a interpretação no palco, maximizou o carisma. Como veio essa idéia?
Na verdade, o espelho foi rapidamente colocado 2 dias antes do show. A performance de 'Intoxication' estava usando o grupo de dança anterior. Só então o diretor de dança Zeiri disse que devia ter 2 dançarinos no palco, então pensamos que fazer desta maneira seria melhor. A sala de prática só tinha uma luz acesa e naquela hora eu tive essa ideia. Então de repente eu dei a sugestão de "e se colocarmos um espelho no palco?" Quando eu disse isso eu vi a mudança de expressão da equipe. Eles disseram que não havia muito tempo, então eu implorei dizendo "podemos, por favor façam isso por mim, por favor." Na verdade eu sabia que fazer isso seria difícil, mas como artista eu não posso desistir facilmente das coisas para me expressar. Eu até sei que se essa coisa se espalhasse eu poderia ser condenado como "artista razoável" (risos). No final, eu fiquei tocado quando eles realmente fizeram isso por mim, usando o espelho para deixar o público ver a frente, a trás e todos os ângulos diferentes da dança. Meu humor ficou muito bom.

Na verdade, a dança em 'Tarantallegra', acrescentando as danças intensas de 'Set Me Free', 'Mission' e outras e performances ao vivo, você consegue digerir tudo isso ao treinar com afinco e ainda encontrar diversão nisso?
Oh~ Isso é interessante. No início, se houvesse algo que eu não conseguisse pensar então a dança não sairia. Eu não sei a partir de que momento eu estava começando a não ter que pensar e meu corpo capaz de responder com movimentos de dança. Realmente fazer a turnê TARANTALLEGRA, gradualmente se tornou mais fácil. O musical também. Meu corpo poderia perfeitamente digeri-lo e ainda conseguiria atualizar continuamente novas expressões faciais, nova linguagem corporal e outras áreas que são muito interessantes.

Você dança quando não está na sala de prática ou o palco?
Muitas vezes eu começo a dançar quando estou escrevendo música. Depois de escrever 8 linhas, eu começo a dançar e eu não estou sendo forçado a dançar, eu também nem sei como eu começo a dançar ao ritmo delas. Neste momento eu me sinto "ah~ parece que esta canção está quase feita", e então eu gosto de acrescentar modificações. Em situações como essa eu já fiz cerca de 100 canções.


Dando ao público 3 desejos durante a Hora do Gênio, toda vez que eles pedem pela expressão "Xia Angel", você fica cada vez mais tímido. O que o faz ficar tímido?
Ah~ Se você me pedir de repente, para fazê-lo, não é que eu não goste, é muito interessante, muito bom. Enquanto eu estiver em um show, eu poderei continuar fazendo isso. Porque as pessoas que vão ver são todos meus fãs, por isso não importa. Mas em uma "área pública" ou "evento externo", ou "reunião de congresso", fazer o "Xia Angel"... eu sinto que eu vou ficar louco logo (risos). Isso ("Xia Angel") na frente de pais, segurando seus filhos em seus colos, como um homem, eu me sentiria envergonhado. Eu já estou com 25 anos (suspiro).

Desta vez, a Indonésia está em sua turnê na Ásia. Eu ouvi que é a primeira vez que você irá e eu me senti muito surpreso~
Estou surpreso também. Eu nunca estive lá, então eu senti que era estranho. Na verdade, muitas vezes antes falamos sobre ir para a Indonésia, mas toda vez, por causa de certas razões, não conseguia ir. Senti-me realmente arrependido. Desta vez, para o meu show solo, tive a oportunidade de sentir novas emoções. Então eu vim para este país estrangeiro por mim mesmo e com tantas pessoas que vêm para me apoiar, eu sou muito grato. Por outro lado, sinto muito só ter vindo agora, mas eu ainda tenho um monte de belas recordações.

Se você pudesse ir para a Indonésia novamente, você tem alguma coisa que queira fazer?
Desta vez eu estava no hotel, então não tive tempo de saborear a deliciosa comida da Indonésia. Da próxima vez eu quero provar a deliciosa comida de lá. Eu também ouvi que o país tem um monte de resorts! Então da próxima vez que eu for, quero encontrar alguns belos resorts. Eu tenho um monte de fantasias sobre o oceano, o céu azul e os coqueiros, então eu quero ir para algum lugar assim.


Fonte: xiahbaidu
Créditos: SYC+CrazyLoveTVXQ
Não retire sem os devidos créditos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário