BUSCA

27 de julho de 2011

[TRAD] Novo tópico no Kpop: superar três principais barreiras (26.07.11)

Atualmente, o K-pop tem quebrado a primeira barreira. Isto é, eles já estabeleceram o valor de sua existência. No entanto, este é apenas o começo. Para globalizar o K-pop, há três principais questões que precisam ser superadas.

Romper com "Estrelas Ídolos"
A primeira geração de Hallyu foi liderada por atores. Dramas coreanos vieram à frente em grande número, com Bae Yong Jun, Lee Byung Hyun, Song Seung Hun, Kwong Sang Woo e outros atores se tornando populares como ídolos Hallyu. No entanto, devido à extensos "períodos em branco" e a má gestão, a onda Hallyu que foi liderada por atores tornou-se estagnada.

Durante este tempo, as estrelas ídolos aproveitaram a oportunidade e assumiaram este espaço. Liderados por TVXQ, e agora SNSD, Kara e etc, um grande volume de grupos femininos vêm ganhando a atenção de mercados no exterior. Eles lideraram a cultura ídolo coreana, e quebraram as barreiras geográficas entre os países.

No entanto, esta tendência está começando a ser um pouco exagerada, e estabeleceu o estereótipo de que "Hallyu = estrelas ídolos". Além de música, até mesmo dramas como "Playful Kiss" e "You're Beautiful" estrelaram membros de grupos ídolos. Para garantir que a onda Hallyu possa fazer um melhor andamento, além de apelar aos grupos etários mais jovens com grupos ídolos, precisamos urgentemente compreender e nos estabelecermos em categorias mais amplas de idade e uma variedade de elementos Hallyu. Uma pessoa ligada a um dos grupos ídolos disse: "Precisamos descobrir novas estrelas Hallyu, apelar para os fãs no exterior que não gostam de grupos ídolos. Se podemos dar-lhes uma oportunidade, então a onda Hallyu será capaz de progredir."

Romper com o mercado japonês
O Japão, que está localizado ao lado da Coreia é um dos maiores apreciadores da cultura Hallyu. De outro ângulo, pode-se dizer que foi o apoio dos fãs japoneses que ajudaram as estrelas Hallyu a crescer. Além do Japão, na China, Tailândia, Cingapura, Malásia e em várias regiões da Ásia tem-se visto um aumento na popularidade das estrelas Hallyu. No entanto, a verdade é que a maioria das estrelas Hallyu estão dependentes em apoiar o mercado japonês.

Com o TVXQ, Big Bang, SNSD, Kara e outros, recentemente, todo mundo está tentando entrar no mercado japonês. Eles são muito sensíveis com o ranking da Oricon. O estranho é que, em comparação com a atual falta de ênfase no ranking de programas de música no mercado coreano, os cantores coreanos são mais sensíveis aos rankings classificados no Japão. Isso mostra que eles estão usando isso (rankings da Oricon) como uma medida de sua popularidade no Japão.

Além do Japão, começando da época de H.O.T, as estrelas Hallyu foram desfrutando de uma grande popularidade na China. No entanto, o problema é que o público está apenas focado em poucas estrelas específicas. Apesar de Super Junior, Rain, SNSD e outros serem muito populares, a China, ao contrário do Japão, ainda é incapaz de permitir que mais grupos e cantores promovão ativamente lá.

E sob tais circunstâncias, o grupo JYJ lançou seu primeiro álbum em inglês "The Beginning", em outubro do ano passado, e foi julgado como "ousadia de experimentar algo novo." JYJ juntou as mãos com famosos produtores americanos Kanye West e Rodney "Darkchild" Jerkins, e usando o novo nome do grupo "JYJ" lançou seu primeiro álbum produzido em inglês. Este álbum tem o significado de "começar sua jornada em direção ao palco mundial." Os três membros, que têm dominado o mercado japonês e asiático, estão de olho no mercado global, e pode ser considerado como os líderes com relação à "romper com o Japão."

Alguém na indústria da música disse: "Quando você analisa a estrutura do mercado chinês, não é difícil saber que eles são mais atraentes do que o mercado japonês. Mas até agora, o progresso de cantores não foi tão bom como no Japão. Fora isso, eles também devem olhar para Cingapura, Malásia, Taiwan e etc, e criar estradas a mais para a onda Hallyu."

Romper os estereótipos!
Os primeiros pioneiros da onda Hallyu foram os dramas. "Jewel in the Palace", "Winter Sonata" que foram incríveis, e grandes estrelas como Bae Young Jun e Lee Young Ae nasceram. Recentemente, devido à "You're Beautiful", Jang Geun Suk tornou-se a nova estrela Hallyu, mas comparado com o tempo de "Winter Sonata", o poder dos dramas na onda Hallyu foi consideravelmente diminuído.

E o espaço deixado pelos dramas foi preenchido pelo K-pop. O mercado Hallyu que foi dominado por ídolos masculinos já atingiu um ponto oposto liderado por SNSD e Kara. O K-pop pode ser considerado como o sucessor do J-pop, que conquistou o mercado de música asiática.

Por outro lado, o poder da onda Hallyu em Chungmuro (nota: refere-se à indústria cinematográfica - Chungmuro é a rua na Coreia que é famosa pela cultura e filme) se tornou simples. Atores que se tornaram estrelas Hallyu através de seus dramas também aumentaram a popularidade dos filmes que são destaques, mas como a popularidade para invadir a indústria cinematográfica japonesa não é suficiente, existe a situação onde "o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Alguém relacionado a vendas no mercado Hallyu disse, "filmes coreanos foram promovidos em vários mercados no exterior, mas o efeito não é forte o suficiente para ser considerado como parte da onda Hallyu. Ao contrário dos dramas de televisão, que podem ser assistidos em transmissão pública, filmes exigem uma taxa de entrada, de modo que a visibilidade entre as massas é menor."

Se quisermos que a cultura coreana multifacetada seja abraçada em todos os campos, não apenas dramas e música, precisamos promover nossos filmes, jogos e alimentos, bem como outras áreas, e introduzir mais variedade.

Fonte: [Jrw8008 + Hankooki]
Créditos: dongbangdata+SYC+CrazyLoveTVXQ

Não retire sem os devidos créditos!

Um comentário:

  1. Realmente se eles quiserem que sua onda chegue a todo mundo eles devem procurar artistas de todas as idades e deixar de lado o famoso rostinho bonito apenas.

    ResponderExcluir