BUSCA

16 de outubro de 2016

[TRAD] The New York Times: Com ídolos em ranks, exército sul coreano intervém para uma batida de K-POP (15.10.16)

Uma das mais famosas estrelas do K-pop da Coreia do Sul, U-Know Yunho, no centro, apresentando neste mês em um festival militar em Gyeryong, Coreia do Sul. CreditJean Chung do The New York Times
GYERYONG, Coreia do Sul — O público aplaudiu educadamente enquanto o soldado de honra girou seus rifles e se impressionou durante a demonstração de taekwondo acrobático. Mas a verdadeira emoção começou quando a banda do exército apareceu 
A grande atração: Jung Yun-ho, um soldado também conhecido como U-Know Yunho, uma das mais famosas estrelas do K-pop da Coreia do Sul. Ele estourou no palco de uma pista militar aqui nas montanhas sul de Seul, vestindo uma camiseta preta estampada com "Korea Army" na parte de trás. 
"Esta é a banda que eu organizei no exército," o Sr. Jung gritou, apontando para o outros soldados músicos por trás dele enquanto 2.500 fãs civis tremiam e gritavam loucamente. 
O público agitiva balões e leques de papel vermelhos com fotos de rosto do Sr. Jung quando o grupo lançou "Mirotic", um dos muitos hits pelo TVXQ, a atuação pop em que U-Know apresentava antes dele começar a servir o seu mandato obrigatório no exército . 
Enquanto os exércitos do mundo todo têm bandas marchando e trupes musicais, a Coreia do Sul pode ter as mais modernas de todas. 
Na Coreia do Sul, onde cada homem saudável de 18 a 35 anos deve completar um período de 21 meses nas forças armadas, as regras não fazem exceções para ídolos pop, não importa o quanto seus fãs podem sentir falta deles e quanta renda eles podem perder ao se alistarem. E em uma nação onde agências de talentos poderosas recrutam rotineiramente novos cantores e dançarinos para criar grupos pop, há um fluxo constante de celebridades elegíveis para o serviço militar. 
Atualmente, cerca de 630 mil soldados estão servindo ativamente no exército, um vestígio da Guerra da Coreia e uma lembrança contínua de alerta do país contra a nação hostil ao norte. 
O corpo do exército inclui um punhado de celebridades de K-pop cujos anos privilegiados de apresentações caíram para conscrição. As estrelas costumavam ser  atribuídas rotineiramente para uma unidade de celebridade separada, mas o exército se desfez há três anos, depois de uma série de escândalos públicos envolvendo soldados K-pop. 
Hoje, a maioria das estrelas servem em bandas militares que se apresentam periodicamente para os seus colegas soldados. Mas uma vez por ano, o exército sedia uma bonança de publicidade de seis dias onde os fãs civis podem ver os seus ídolos pop favoritos gratuitamente. Os fãs também são agradados com treinos em combate, desembarques de pára-quedas e exibições de tanques, lançadores de foguetes e helicópteros Chinook. 
Muitos cidadãos se ressentem do serviço militar como uma interrupção indesejada para a educação e carreira de jovens homens do país. Com alguns políticos ainda debatendo se os militares devem converter o serviço militar no exército para um serviço voluntário, os grupos de K-pop servem como uma propaganda xaroposa e uma potente ferramenta de recrutamento.
"Os militares podem vir através de uma organização assustadora", disse o coronel Lee Jong-Eung, o diretor do festival anual, que atraiu mais de um milhão de visitantes este mês. "Mas quando essas celebridades vem para o exército, todos conhecem eles, e estamos pedindo a eles para libertar o seu talento para suavizar a imagem do exército." 
O K-pop também tem sido usado na campanha do conflito psicológico que a Coreia do Sul tem travado contra a Coreia do Norte. No ano passado, a Coreia do Sul explodiu músicas pop através de apresentações como A Pink e BigBang com alto-falantes na zona desmilitarizada, levando o Norte a ameaçar "guerra total" se as transmissões não parassem. 
Ao mesmo tempo, a música K-pop tem sido uma das exportações mais bem sucedidos da Coreia do Sul, ajudando a conectar fãs em toda a Ásia e além dela. Fãs viajaram do Japão, China, Alemanha, Hungria e Marrocos para verem os artistas de K-pop no festival militar deste ano. 
"É fácil para os coreanos transmitirem para fora sua moeda sociocultural de suas fronteiras", disse Katharine H. S. Moon, um professor de ciência política na Universidade de Wellesley. "No norte, é usado como uma arma para colá-la ao inimigo, e dentro de sua própria nação e entre amigos e fãs, é uma ferramenta de união muito positiva." 
Ainda assim, estrelas do K-pop tiveram um recorde de xadrez no exército, com algo para tentar escapar da conscrição e outros aproveitando de seu status de celebridade para desprezar as regras do exército. Embora o serviço militar possa ser impopular na Coreia do Sul, o público espera que todos os homens cumpram seu dever cívico e duramente julgam aqueles que não o fazem. (As mulheres não são obrigadas a servir.)
Fãs do SuperJunior, no qual membros do grupo estão no exército. Um festival que atraiu fãs de toda a Ásia, bem como nações europeias. CreditJean Chung para The New York Times
Em 2002, Yoo Seung-jun, um dos mais vendidos artistas pop da Coreia do Sul, obteve a cidadania americana apenas alguns meses antes dele ser programado para se alistar no exército. Ele foi barrado pela Coreia do Sul e no mês passado perdeu uma ação judicial na qual ele exigiu o direito de voltar a entrar no país. 
Dois artistas de K-pop foram presos por 10 dias, há dois anos após serem presos durante o seu serviço militar por visitarem salões de massagem que também vendeu serviços sexuais. Outro soldado famoso foi disciplinado depois que ele saiu às escondidas para visitar sua namorada, uma atriz famosa, enquanto estava em serviço. 
Muitos na suspeita pública, ainda são concedidos privilégios para as estrelas que foram negados a soldados típicos. No festival deste mês, cinco celebridades retiraram-se para uma tenda com ar condicionado por garrafas de suco de ameixa verde após o show, enquanto os membros da banda de apoio sentaram-se nos bastidores comendo lanches no asfalto. 
Um porta-voz militar negou repetidos pedidos para entrevistar qualquer uma das celebridades, dizendo que suas imagens ainda estavam protegidas pelas agências de talento que os representam enquanto civis. Um porta-voz da SM Entertainment - a agência que representa U-Know Yunho e três membros da banda de K-pop SuperJunior, que estão atualmente no exército e se apresentaram no festival - disse que por causa de seu serviço militar os artistas pop não estariam disponíveis para entrevistas. 
Cho Gae-hyuk, um soldado que compôs um pequeno musical sobre a Guerra da Coreia para o festival, e compartilhamos um quarto na barraca com cinco das estrelas de K-pop por quatro meses, disse que ficou surpreso com sua ética de trabalho. 
"Nós estávamos com eles todos os dias", disse ele. "Eles são muito disciplinados e são mais como soldados do que os soldados mais jovens." 
Observadores do cenário K-pop disseram que algumas das estrelas astuciosamente usam o serviço militar a seu favor. Embora os sul coreanos podem não gostar do serviço militar de verdade, eles romantizam o exército culturalmente, engolindo fotos de seus ídolos no uniforme. "Descendants of the Sun," um melodrama de TV sobre um capitão das forças especiais e sua namorada médica, foi um enorme sucesso quando foi ao ar neste ano. 
Oh Ingyu, professor da Universidade da Coreia em Seul e o secretário-geral da Associação Mundial para Estudantes Hallyu, um grupo de acadêmicos que estudam a cultura popular coreana, notou que até mesmo algumas estrelas K-pop que tinham passaportes para os Estados Unidos ou outras nações, foram se alistar de qualquer maneira. 
"É uma forma de garantir a lealdade dos fãs, indo para o exército e criando esta grande sensação e sentimento de nostalgia para que as pessoas realmente queiram esperar por eles", disse o professor Oh. 
Mesmo se os militares convertidos em serviço voluntário, os apoiadores de  tal mudança dizem que, ser recrutado poderia acrescentar brilho à carreira das celebridades. 
"Você não acha que recrutas voluntários que são celebridades seria ainda mais popular?", perguntou Nam Kyung-pil, o governador da província de Gyeonggi e um possível candidato à presidência do próximo ano. Sr. Nam defende um "pequeno, forte exército", composto por voluntários. 
Lee Seung-gi, um artista solo pop que serviu como mestre de cerimônias no festival, foi mais longe do que a maioria de seus colegas e está servindo em uma unidade de forças especiais. Ele disse aos fãs que ele tinha de superar seu medo de altura durante um salto de paraquedas no treinamento do exército. 
"Fora do exército, eu não teria me desafiado a fazer essas coisas", disse Lee. 
Alguns fãs que vieram principalmente para ver os seus ídolos - sem o típico custo de $ 100 - mais ingressos para concertos - saiu impressionado com as  demonstrações militar mais abertamente. 
"Normalmente nós não sabemos o que os soldados fazem, e sempre pensamos que as imagens dos soldados eram tão secas e assustadoras", disse Park Eun-kyung, 36, um fã de U-Know Yunho. "Mas eles parecem estar tão determinados. Eu senti como se minha impressão deles tivesse suavizado. " 
Mas Woo Su-hyun, 15, uma estudante do ensino médio que viajou de Gwangju do sudoeste para o festival, não se comoveu com ninguém que não fosse a sua estrela favorita. 
"Estou aqui para ver U-Know," disse ela, sentada na arquibancada usando um lenço vermelho U-Know Yunho. 


 Fonte:Su-Hyun Lee@TheNewYorkTimes
Créditos: The New York Times+CrazyLoveTVXQ
Não retire sem os devidos créditos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário