BUSCA

7 de outubro de 2012

[TRAD] O retorno do TVXQ: "Já são 9 anos como cantores... Nosso senso de responsabilidade só tem crescido" (04.10.12)

Os dois membros do TVXQ voltaram para o lado de seus fãs pela primeira vez depois de um ano e oito meses, com um novo álbum coreano. Yunho e Changmin lançaram seu 6º álbum de estúdio Catch Me, no final de setembro. Pela primeira vez desde o lançamento do seu 5º álbum Why (Keep Your Head Down), em janeiro de 2011, TVXQ está saudando seus fãs nacionais com novas canções em seu álbum mais recente.

Durante sua pausa nacional, TVXQ concluiu com êxito sua turnê no Japão e chegaram a um novo nível de maturidade como músicos e seres humanos. Eles se encontraram com um total de 550 mil fãs durante sua turnê japonesa, na primeira metade do ano. O acontecimento provou mais uma vez que a popularidade do TVXQ ainda está subindo no Japão.

Passaram-se oito anos, chegando perto dos nove, desde que o grupo lançou seu primeiro single HUG, em janeiro de 2004. Eles têm sido populares desde a sua estreia, e esta popularidade logo se espalhou no exterior. Isto os conduziria à cair em maneirismos. Mas mesmo agora, TVXQ ainda está com fome de novos desafios. Esta é a razão fundamental pela qual eles não caíram na complacência.

O novo álbum tem incorporado um sentido de suavidade ao seu estilo intenso de música para uma melhor abordagem do público em geral. Eles intensificaram-se para outro novo desafio.

A música que melhor representa isso é a música do grupo cahamada 'Catch Me', que foi composta e escrita pelo produtor da SM Entertainment, Yoo Young Jin. 'Catch Me' é uma música que tem um som eletrônico poderoso, mas também tem uma melodia que é relativamente fácil de cantar.

O novo álbum assume uma variedade de gêneros, com uma lista de faixas como um remake do brilhante e borbulhante 'Dream' de ChaniMini, uma balada meio-tempo 'How Are You' e um número de rock 'Getaway'. Pode-se dizer que o novo álbum reflete a capacidade musical do TVXQ e suas aspirações infinitas para tentar algo novo.

Sentei-me com TVXQ, que tinha amadurecido em muitos níveis, mas ainda tinha uma inocência pueril. A primeira apresentação do TVXQ para o seu 6º álbum será durante o Music Bank no dia 5.

Como vocês se sentem sobre o seu retorno?
Yunho: Eu acho que o nosso hiato da Coreia foi maior que o esperado. Não sinto que foi muito para nós, porque estávamos trabalhando no exterior. Mas quando voltamos, nós nos sentimos mal quando percebemos que nossos fãs locais estavam esperando por nós há muito tempo. Nós estávamos planejando voltar bem antes, mas tomamos este tempo porque queríamos mostrar que tínhamos melhorado e crescido. A última canção 'Why' enfatizou nossa forte intensidade, então nós queríamos que nossa nova música alcançasse melhor o público. Tentamos equilibrar nosso único estilo de música com um refrão que fosse fácil de acompanhar. Nós sempre tomamos novos desafios, e este foi mais uma oportunidade para mostrar algo novo. É apenas o começo, e meu coração já está batendo com antecipação. Eu ainda sinto um pouco de pressão, porque ainda não nos apresentamos.

Changmin: Parece que já faz um longo tempo desde que tivemos o nosso último comeback coreano quando ouço as pessoas dizerem que foi um ano e oito meses. Mas para nós, isso não parece tanto tempo porque entre nossos dois últimos álbuns nacionais, eu acho que nós cantamos 'Why' mais de cem vezes durante nossos shows japoneses.

Vocês podem nos dar uma introdução do seu mais recente álbum?
Yunho: Há uma série de gêneros incorporados no álbum. Se compararmos ao nosso último álbum, há músicas que são mais semelhantes às brilhantes faixas de nosso primeiro álbum. Há músicas como 'Dream', que tem um uma melodia da década de 90, 'How Are You' e o número de rock 'Getaway'. Eu acho que 'Catch Me' é uma música que é fácil de se ouvir, mas não nos faz perder o nosso estilo distinto de música. Nós queremos fazer músicas que não são sempre um conjunto com um estilo específico, ainda que isso venha a falhar. É por isso que há tantos gêneros diferentes em nosso novo álbum. Eu quero ouvir algo como: "TVXQ são como camaleões".

Qual foi o momento mais memorável deste período de um ano e oito meses?
Yunho: Nós quebramos nosso próprio recorde tendo a maior audiência em uma turnê japonesa de um cantor solo coreano. Nós nos encontramos com 550 mil fãs durante a nossa última turnê japonesa. O máximo que já se reuniu foi 300 mil pessoas. Fiquei tão comovido durante as duas apresentações no Tokyo Dome que eu chorei pela primeira vez desde que fiz minha estreia. Quando nossos fãs fizeram uma surpresa especial para nós, eu me senti muito grato por poder estar no palco na frente deles.

Changmin: Naturalmente, a nossa turnê japonesa foi o momento mais memorável. Eu geralmente sou o tipo de pessoa que "se usa". Eu costumava sempre pensar: "Por que não posso fazer isso", quando eu cometia um erro no palco. Mas eu não senti isso todo este tempo e eu fiz um esforço para apreciar o momento desde o início até o fim. Mesmo quando eu cometia um erro, eu pensava: "Eu vou fazer melhor da próxima vez", e seguia em frente. Uma das razões pelas quais eu mudei é por causa do filme japonês (Fly with the Gold) que eu filmei durante a turnê japonesa. Foi tão difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas eu achei que eu conseguiria fazer uma vez que eu tinha começado. Eu estava estressado porque eu tinha que atuar usando uma língua estrangeira, mas mais tarde me deparei gostando disso. Este processo ajudou-me a mudar para uma pessoa que faz um esforço para desfrutar de seu trabalho.

Já faz cerca de nove anos desde que vocês fizeram a sua estreia.
Yunho: Nós não estávamos fazendo nada, apenas olhando adiante, mas quando eu olho em volta agora, eu acho que nós somos, por vezes, as celebridades mais experientes quando vamos para as empresas de radiodifusão. Existem agora pessoas que querem se tornar cantores, depois de ouvir a nossa música. Nossa sinceridade e senso de responsabilidade só tem crescido com o passar do tempo.

Changmin: Ouvi dizer que o Girls' Generation recentemente celebrou o seu quinto aniversário. Ouvindo isso, me fez perceber quanto tempo passou desde que fizemos nossa própria estreia (risos).

Então seus juniores acham vocês difíceis de se abordar?
Yunho: No caso do Girls' Generation, acho que elas pensam em nós como ​​irmãos mais velhos amigáveis que elas podem ficar à vontade quando se está perto. Haha. Mas acho que elas nos acham difíceis de se abordar, ao mesmo tempo. Eu acho que este é o melhor relacionamento para se ter (com os nossos juniores).

Vocês algum conselho para seus grupos ídolos juniores?
Yunho: Primeiro, eu gostaria de dizer-lhes para promover um bom relacionamento com as outras pessoas. Eu gostaria de dizer-lhes também da importância de se cumprimentar as pessoas (nota: curvando-se quando você encontra alguém). Porque provavelmente vão ser cantores por um longo tempo. Eu também quero dizer-lhes para relaxar e levar as coisas na esportiva. Pode parecer que nós sempre estivemos fazendo bem, mas não nos tornamos um sucesso no exterior da noite para o dia, em países como o Japão, onde demos um passo de cada vez e construimos o nosso caminho. Através desse processo, nós aprendemos muito. Podemos ter nos tornado convencidos se tivéssemos sido bem sucedidos desde o início, mas este  processo deu-nos a oportunidade de "nos chicotear" como músicos.

Changmin: Eu quero dizer-lhes para se divertir. Nossos juniores são todos àqueles que têm realizado o seu sonho de se tornar cantores, sonhos que vocês idealizaram no coração de vocês desde quando eram jovens. Claro, eles podem sentir que cantar é um trabalho, às vezes, mas quão chato seria pensar que cantar é nada mais que um emprego? Então, eu quero dizer-lhes para se divertir.

A mania 'Gangnam Style' do Psy é fenomenal. Como um dos representantes do KPOP, como vocês se sentem sobre a síndrome Psy?
Yunho: Apesar de estarmos invejosos, também estamos muito felizes por ele. Quando nós fizemos nossa estreia no exterior, o Youtube não foi tão usado como ele é agora. Agora, isso mudou de modo que o KPOP tem sido capaz de se espalhar pelo mundo todo. Eu acredito que nós temos que ajudar a espalhar a mania KPOP.

Qual vocês acham que é a fraqueza do TVXQ?
Yunho: Porque temos tido tantas canções intensas, eu acho que isso é o que deu forma a nossa imagem. Isso pode ser um ponto forte, mas também pode ser um ponto fraco. Eu penso sobre o que devemos fazer para nos mudar e evoluir com isso.

Vocês estão em quarto na lista da SM após Yoo Young Jin, Kangta e BoA.
Yunho: Uma vez que temos estado com a companhia por um tempo já, eu acho que eles nos classificaram para se divertir, porque eles querem nos dar o tratamento que eles acreditam que merecemos. Haha. É claro, não estamos baixos na lista. Mesmo quando estamos em um avião, eles se sentam conosco.

Vocês recentemente se tornaram uma família com celebridades como Jang Dong Gun, Kang Hodong e Shin Dong Yeop através da subsidiária da SM, SM C&C.
Changmin: Eu costumava assistir Kang Ho Dong e Jang Dong Gun na TV, quando eu estava na escola, então eu ainda não consigo acreditar que agora estamos na mesma companhia (risos).

Yunho: Eu acredito que o crescimento da companhia vai ajudar a dar mais apoio às celebridades dela. É ótimo quando a companhia faz bem.

Quais são as suas mulheres ideais?
Changmin: Eu gostaria que ela fosse alguém que eu possa me sentir confortável quando eu estiver perto. Eu quero me divertir com ela como um amigo, mesmo quando começarmos a namorar. Ah, e em termos de aparência, a minha mulher ideal agora é Han Yeseul. Mudou de Han Gain, Kim Tae Hee e Lee Nayoung (risos).

Yunho: Eu gostaria que ela fosse radiante e atenciosa. É porque eu gostaria de me "encostar" nela quando as coisas ficarem difíceis. Não importa se ela é uma celebridade ou não, mas eu gostaria que ela compreendesse o trabalho que eu faço. Em termos de aparência, vai ser sempre Jeon Ji Hyun para mim.

Quais são os planos futuros do TVXQ?
Changmin: Eu acho que nós estamos nos concentrando na participação em programas de música. Também estamos planejando aparecer em mais programas de variedades do que durante o nosso comeback com Why. Eu realmente gostaria de aparecer na Radio Star.

Qual objetivo vocês gostariam de alcançar no futuro?
Yunho: Eu quero que sejamos um grupo de longa duração. Estamos dando início a uma turnê mundial este ano, e eu gostaria que nós visitássemos tantos lugares quanto possível. Eu gostaria que TVXQ seja um grupo que as pessoas esperam ansiosamente porque temos muita diversão e momentos agradáveis em nossos shows. Não importa se os shows forem em pequena escala. Eu realmente quero que o TVXQ faça um show solo no Madison Square Garden, em Nova York, onde realizamos um show do SMTOWN. Foi incrível realizar um show do SMTOWN no mesmo lugar em que Michael Jackson havia realizado o dele.

Changmin: Eu fui ao show do Shinhwa, e foi ótimo vê-los apresentando juntos em seu décimo quarto ano. Eu gostaria que nós possamos estar juntos por um longo tempo como eles. Eu gostaria de mostrar um novo lado do TVXQ que as pessoas ainda não viram, mesmo que seja através de atuações ou programas de variedades. Eu realmente odeio a crença de que a vida de um ídolo é curta. Eu quero quebrar esse estereótipo. Ah, e eu gostaria de me apresentar em países apaixonados, como a Espanha e os da América do Sul, em nossa turnê mundial.

Últimas mensagens que vocês tem para si mesmos.
Yunho: Eu gostaria de não ser "sugado" para a vida da celebridade U-Know Yunho. É claro, eu tenho que viver como U-Know Yunho quando eu estiver no palco, mas eu gostaria de ser o garoto Jung Yunho quando não estiver nele. Como Jung Yunho, eu quero experimentar o que a maioria das pessoas da minha idade vivem. Então, eu sempre faço um esforço para descobrir as coisas por mim mesmo, sem a ajuda do nosso agente, quando não estou no palco.

Changmin: O fato de que eu corajosamente assumi a oferta da SM quando eu estava na 7ª série foi um golpe de sorte para mim, pois me levou a me tornar um cantor. Há momentos em que fica difícil, e provavelmente virão tempos difíceis pela frente, mas quero dizer para mim para não se sentir pressionado e se divertir. 

Fonte: star news
Créditos: dongbangdata+DBSKnights+CrazyLoveTVXQ
Não retire sem os devidos créditos!

2 comentários:

  1. Adorei essa entrevista,mais confesso que fiquei com inveja dessa "Jeon Ji Hyun"Yunho pode encostar em mim.
    Nos da America do Sul estamos a sua espera DBSK.

    ResponderExcluir
  2. Opa Opa, Améria do Sul, é isso mesmo? *começa a juntar dinheiro* ... EU vou U.U

    ResponderExcluir