BUSCA

HISTÓRIA

DBSK
TVXQ (também escrito TVXQ! ou TVfXQ), um acrônimo de Tong Vfang Xien Qi (東方神起), é uma boy band sul-coreana formada pela SM Entertainment em 2003. Na Coréia do Sul eles são conhecidos como Dong Bang Shin Ki ou Dong Bang Shin Gi (hangul: 동방신기), as vezes abreviado como DBSK. No Japão, foram introduzidos como Tohoshinki (東方神起?) pela sub empresa da Avex, Rhythm Zone, em 2005. A tradução para o português seria: "Os deuses nascentes do oriente" ou "Os deuses do leste que se elevam". TVXQ, o acrônimo baseado no nome em chinês, é a abreviação oficialmente usada em todos os produtos e anúncios fora do Japão.

O grupo estreou em 2003 como um quinteto que consistia de U-Know Yunho, Max Changmin, Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu. Em julho de 2009, os três últimos entrou com pedido de liminar contra a sua agência coreana SM Entertainment. Isso levou a TVXQ cessar todas as atividades públicas e aparições depois de 2009. Depois de um hiato que durou dois anos e três meses, TVXQ retornou como um duo constituído por Yunho e Changmin.

TVXQ é um dos atos mais bem sucedidos da Ásia e foram rotulados como "as Estrelas da Ásia" e "Reis da Onda Hallyu" do seu êxito imenso e contribuições para o estouro coreano. Desde o seu debute, TVXQ lançou 5 álbuns coreanos, 5 álbuns japoneses, mais de 20 singles coreanos e mais de 30 singles japoneses. Segundo a parada musical da Gaon, TVXQ vendeu mais de 9.1 milhões de cópias durante a sua carreira na Coréia e no Japão sozinho, excluindo vendas de outros países asiáticos e internacionais. A compilação Best Selection 2010 quebrou vários recordes para ser os primeiros artistas masculinos estrangeiros a passar por cima de 700.000 marcas no Japão. Eles têm dois fã clubes oficiais na Coréia e no Japão, conhecido respectivamente como Cassiopeia e BigEast, o antigo que notavelmente ganhou um Recorde mundial do Guinness em 2008 do seu tamanho e é dito ser um dos maiores fã clubes no mundo.

Em 2011, TVXQ voltou como um duo com o lançamento do seu álbum coreano Wae (Keep Your Head Down), colocada em primeiro lugar na parada da Gaon duas semanas depois do lançamento. O álbum japonês Tone foi lançado no dia 28 de setembro de 2011, vendendo 205.000 cópias na sua primeira semana e conseguindo a primeira posição na parada diária, semanal e mensal da Oricon. Desde o retorno em 2011, TVXQ vendeu mais de 1 milhão de cópias em vendas de álbum coreanos e vendas de singles e álbuns japoneses.

TRAJETÓRIA
"DB5K": Antes do seu debut, o grupo foi oferecido três nomes tentativos: O Jang Yukbu (장육부 lit. Os Cinco Visceras), Jeonseoleul Meokgo Saneun Gorae (설을 고 는 래 lit. Uma Baleia Que Come Lendas), e Dong Bang Bul Pae (방불패, O título coreano do Leste Invencível). Eles decidiram Dong Bang Bul Pae; contudo o nome foi rejeitado porque o Hanja não foi esteticamente agradável, e o nome foi mudado para Dong Bang Shin Gi, que foi sugerido pelo conhecimento de Lee Soo Man.

Após uma formação intensiva que durou três anos pela gravadora e produtora SM Entertainment (que é também agência de grandes estrelas como a cantora BoA, H.O.T., Fly to the Sky, Shinhwa, S.E.S, entre outros), eles tiveram a oportunidade de se unirem mais e atender ao que a SM Entertainment determinava para eles: um bom grupo de garotos cantores da gravadora. Em 26 de dezembro, eles fizeram sua primeira aparição ao final de um especial da cantora coreana BoA junto à cantora americana Britney Spears, no canal coreano SBS ("BoA & Britney Special") onde cantaram "Oh Holy Night" com BoA, seguida de "Hug".

O talento e o carisma fizeram com que obtivessem rapidamente a simpatia e o agrado do público. Os cinco jovens rapazes U-Know, Hero, Micky, Max e Xiah não só agradaram o público em geral, como especialmente o público de jovens garotas.

Foi com o single "Hug" que o TVXQ tornou-se conhecido, vendendo mais de 600.000 exemplares. Eles acabaram conhecidos como uma banda de acapella e dance, onde as vozes dos integrantes realizam uma harmonia perfeita.

2004 foi um ano marcante, tanto para eles como para os fãs; após seu lançamento com "Hug" em tons médio e simples, eles voltaram com uma bela balada romântica: "My Little Princess"; e mudaram completamente com o lançamento do single de "The Way U Are", em um som mais grave, revelando um amadurecimento dos garotos, que eles foram mostrando pouco a pouco com o passar do tempo. O primeiro álbum Tri-Angle, foi enfim lançado em outubro de 2004 contendo como títulos principais "Miduhyo" e "Tri-Angle", um conjunto envolvendo TVXQ, a célebre cantora coreana BoA e o grupo de K-rock The TRAX; um som mesclando música clássica, pop e principalmente rock, que surpreendeu muitas pessoas. E assim como os singles lançados anteriormente ao álbum, Tri-Angle foi um grande sucesso.
Em 27 de abril de 2005, o TVXQ foi lançado oficialmente no Japão, com o single "Stay with Me Tonight". No mesmo ano, um pouco mais cedo, já haviam sido lançadas uma versão internacional de "Hug" e a versão coreana do álbum Tri-Angle, também no Japão, contudo eles não foram bem aceitos.

TVXQ persistiu lançando os singles "Somebody to Love" e "My Destiny", enquanto na Coreia lançavam seu segundo álbum coreano Rising Sun, ficando em primeiro lugar nas vendas mensais e em quarto nas vendas anuais. Para atender a demanda, o álbum foi oficialmente lançado nos países estrangeiros em 2007.
Algumas semanas antes do lançamento do álbum na Coréia, Hero JaeJoong quebrou a perna durante os ensaios, o que o impediu de dançar no videoclipe – mas mesmo assim ele participou –, nas apresentações de divulgação e também nas atividades promocionais do álbum. Para as apresentações, no intuído da coreografia de "Rising Sun" não ficar desfalcada, JaeJoong foi substituído por um dançarino mascarado.
Mais tardar, o TVXQ lançou um single em conjunto com os companheiros da SM, Super Junior, intitulado "Show Me Your Love", alcançando assim o 1º lugar no ranking das vendas anuais.

Ainda, os membros iniciaram suas carreiras de atores em banjun dramas (mini-séries que vão ao ar nos domingos, na Coréia do Sul). Micky YooChun e U-Know YunHo atuaram como convidados no Nonstop 6 (Rainbow Romance).

No final do ano, TVXQ recebeu o prêmio de Melhor Videoclipe pelo clipe de "Rising Sun" e o de Escolha Popular no 2005 Mnet KM Music Video Festival.

No dia 14 de Junho de 2005, TVXQ e BoA foram eleitos como "PR spokespeople" (porta-vozes) das cidades de Los Angeles, nos Estados Unidos.


Antes de voltar para a Coreia do Sul, com o novo álbum preste a sair no outono daquele ano, os membros do TVXQ ainda tinham que trabalhar no aprendizado de outros idiomas, para que pudessem ser melhor divulgados em outros países do Leste da Ásia.

Tiveram sua primeira turnê asiática e fizeram aparições como convidados em programas da Malásia, Tailândia, China e Japão. Os membros do TVXQ foram os primeiros coreanos a realizarem um show na Malásia com a "1st Asia Tour – Rising Sun", no Bukit Jalil (Putra Indoor Stadium). A turnê, em promoção do seu segundo álbum coreano lançado em 2005, Rising Sun, continuou em Bangkok, na Tailândia, no Impact Arena. A turnê foi também responsável pela estréia dos garotos em turnês na Coréia do Sul.

Mais tarde naquele ano, TVXQ se manteve bastante ocupado com a preparação para sua primeira turnê japonesa, em promoção do seu primeiro álbum japonês, lançado em 22 de março de 2006, intitulado Heart, Mind and Soul. Os membros se focaram em melhorar seu japonês para futuras atividades. O TVXQ se apresentou no 2006 no a-nation, um show de verão anual no Japão, realizado pela Avex Trax.
Também em 2006, TVXQ foi o primeiro grupo asiático a ganhar dois Thailand Music Awards, um por Melhor Vídeoclipe, com "Rising Sun" e o outro por Artista Asiático Favorito. Também venceram por votos populares o Melhor Artista Asiático do Virgin Hits Awards 2006, na Tailândia.

Seu 17º single japonês, "Sky", estreou em sexto lugar no ranking da Oricon e seu 18º single, "Miss You", atingindo o terceiro lugar.

O grupo retornou à Coréia em agosto de 2006 para o preparo de seu terceiro álbum coreano, intitulado “O”-Jung.Ban.Hap.. (”O”-正.反.合.) [nota 1], lançado em 29 de setembro daquele ano. O nome do álbum pode ser traduzido como “O”-Tese.Antítese.Síntese e expressa a degradação e corrupção da sociedade e o poder do povo para mudar esta situação. Após atingir o topo da maioria dos rankings coreanos, o álbum foi re-lançado em 11 de novembro de 2006, para combinar com a mudança de imagem que o grupo havia feito para a promoção do seu segundo single deste álbum, "Balloons" ("Pungseon" em coreano). Este lançamento contém novas versões para "Balloons" e "Get Me Some", junto com uma nova faixa chamada "White Lies", escrita e composta por Xiah JunSu. "Balloons", em contraste com o primeiro single e suas batidas pesadas de techno, é mais calma e leve, expressando a inocência da infância. A música é um remake de um sucesso do grupo Five Fingers, reescrita com um "sentimento mais moderno" para ficar mais atrativa as gerações de hoje e ao mesmo tempo agradar as gerações anteriores que ouviam o Five Fingers.

Em seu primeiro mês após o lançamenro, “O”- Jung.Ban.Hap. ultrapassou a marca das 100.000 cópias e se tornou o álbum mais vendido da Coréia naquele ano, com mais de 385.000 cópias vendidas até dezembro de 2007.

Deixando a música um pouco de lado, o grupo atuou junto em seu drama Vacation, mais tarde lançado juntamente com o DVD do terceiro álbum. Com o sucesso do álbum e com a popularidade ainda mais elevada, foram convidados para vários programas de variedades coreanos como X-Man, Heroine 6 e Ya Shim Man Man, dentre outros. Hero JaeJoong e Micky Yoochun atuaram também em uma "skit performance" (onde se imita alguém de forma engraçada) no MBC Goldfish. O DVD All About Dong Bang Shin Ki tornou-se o mais vendido em 2006 na Coréia do Sul, com vendas superiores a 47.000 cópias, superando filmes e shows. Com o sucesso do DVD, os co-produtores da SBS e a SM Entertainment decidiram lançar o volume dois do DVD intitulado All About Dong Bang Shin Ki season 2, com uma caixa com cinco DVD's, em 2007.

Este ano de 2006 foi marcado por muitos escândalos envolvendo os membros do TVXQ, incluindo o escândalo dos pais adotivos de JaeJoong, o incidente da anti fã que tentou envenenar YunHo, o TVXQ vencendo todas as maiores premiações da Coréia.

Com o ganho de todos os Daesungs (artista do ano) daquele ano pelo TVXQ, muitas críticas foram lançadas contra a legitimidade dos prêmios, acusando os netizens (usuários assiduos de internet) de serem injustos nas votações para os prêmios. No MKMF Music Festival de 2006, TVXQ ganhou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Grupo e Artista do Ano. No 16º Music Seoul Festival, TVXQ levou três prêmios incluindo o de Artista do Ano, seguido de outro Artista do Ano no 21º Golden Disk Awards. Ainda, TVXQ ganhou prêmios no SBS Gayo Awards 2006, ganhando um Daesung e um Bonsang.


Após ganhar todos esses prêmios, o TVXQ permaneceu no Japão por quase um ano para uma promoção intensiva e ganhar forte popularidade e mais estabilidade no mercado fonográfico japonês, lançando o álbum Five in the Black e vários singles consecutivos. De acordo com a Oricon, a popularidade deles crescia em uma média de 3% em 2006 a cada single lançado e em 2007 essa média era de 5%. Foi constatado também que durante 2007, 14.1% dos fãs eram mulheres, enquanto 4.6%, eram homens, ambos os sexos com idades entre 10 e 40 anos.

"Choosey Lover" foi lançada em 7 de março de 2007, seguida por "Lovin' You", que debutou em segundo lugar no ranking semanal da Oricon, sendo seu primeiro single a atingir tal posição no Japão. Perto de atingir o sucesso absoluto, o som bubblegum do single "Summer Dream" fez com que o mesmo se tornasse o single japonês a obter o maior êxito em 2007, debutando em 1º lugar no Oricon diário, com vendas superiores a 112.000 cópias em uma semana.

Em abril desse ano, os membros do TVXQ agora tinham um programa de rádio chamada Dong Bang Shin Ki Bigeastation na Japan FM Network, que foi ao ar em sete estações FM. O grupo representou a Coréia no MTV Video Music Awards Japan e ganhou o Best Buzz Asia in Korea, em 26 de maio de 2007.
Seu single Lado A duplo "Shine/Ride On" debutou em segundo lugar no Oricon diário em outubro de 2007. O TVXQ fez uma colaboração com a cantora japonesa Kumi Koda para seu 38º single "Last Angel", sendo lançado em 7 de setembro e alcançou o terceiro lugar em seu debute; a música faz parte da trilha sonora do filme Resident Evil: A Extinção, versão japonesa. A colaboração de Kumi Koda fez com que o TVXQ fosse mais reconhecido entre o público masculino adolescente (58%) e também entre homens por volta dos 30 anos (62%). No mesmo mês, o 14º single japonês do TVXQ foi lançado, intitulado "Forever Love", também debutando em terceiro lugar na Oricon. Em dezembro, o single "Together", para a animação Cinnamon, debutou em segundo lugar.

Na Coréia do Sul, foi lançado o primeiro single digital do TVXQ, intitulado "여행기" (Yeo Haeng Gi), junto com "A Thousand Year Love Song", "하루달" (Harudal), "All in Vain", "크리스마스" (One Summer Night's Christmas) e "Evergreen"; essas foram as únicas músicas lançadas em 2007 na Coréia do Sul. "Evergreen" foi particularmente mais especial para os fãs porque Micky Yoochun foi quem compôs a música e Max ChangMin escreveu a letra. Apenas com isso, TVXQ foi capaz de manter sua popularidade na Coréia do Sul, podendo assim concentrarem-se mais na carreira japonesa.

Também participarem de programas coreanos e eventos como 2007 DREAM Concert e o Mnet 20's Choice Awards, além de acesso pessoal (blogs) aos sites de celebridades como Iple e UFOTown. Durante uma eleição virtual pela MTV Coréia, o TVXQ foi eleito "Presidente da República da Música Coreana". Por causa dessa conquista, a MTV e a Boombox anunciaram o dia 23 de dezembro como o "Dia Dong Bang Shin Ki". Na Tailândia, o grupo foi o artista estrangeiro a ter a maior vendagem do ano.


TVXQ começou o ano de 2008 com o 16º single japonês, "Purple Line", do mesmo compositor de "Rising Sun" e "“O”-Jung.Ban.Hap.", lançado em 16 de janeiro de 2008 no Japão e 23 de janeiro na Coréia (em versão coreana). "Purple Line" atingiu o topo da Oricon semanal em seu debut, sendo este seu primeiro número um semanal; fazendo do TVXQ o primeiro grupo não-japonês a atingir o topo da Oricon semanal. Também divulgaram o single na Coréia, apresentando a canção na versão coreana nos programas KBS Music Bank e SBS Inkigayo mais tarde em fevereiro.

Uma semana após o lançamento do single japonês, lançou-se o terceiro álbum japonês intitulado T, contendo seus singles anteriores e outras inéditas. T debutou em segundo lugar na Oricon e entrou no Top 20 de álbuns mundiais em 19º, naquela semana.

A Rhythm Zone, uma sub-gravadora da Avex Trax, criou uma nova estratégia de promoção para o TVXQ, lançando cinco singles adicionais em fevereiro de 2008 em semanas consecutivas após o lançamento do álbum. Cada single continha uma música solo de um membro e uma versão diferente da canção "Trick" lançada no álbum.

Em 28 de março, os membros do TVXQ foram eleitos "Embaixadores da Ásia" pela Universal Studios Japan.

O grupo lançou seu 22º single "Beautiful You/Sennen Koi Uta" em 23 de abril de 2008. O single debutou em primeiro lugar no Oricon diário e também no semanal, sendo o terceiro single do TVXQ a atingir tal posição no Oricon diário e o segundo na semanal, fazendo com que o TVXQ batesse o próprio recorde de único artista/grupo estrangeiro a atingir o número um na Oricon semanal e batendo o recorde que antes era da taiwanesa Ou-Yang Fei Fei (欧陽菲菲) por 24 anos e 5 meses, de único artista estrangeiro (no geral) a atingir o primeiro lugar duas vezes.

Em adição, em 16 de julho de 2008, o TVXQ lança o single "Doushite Kimi wo Suki ni Natte Shimattandarou", tendo seu debute mais uma vez em primeiro lugar nos rankings semanal e diário da Oricon, batendo de vez o recorde e sendo o único grupo estrangeiro a atingir o número um semanal da Oricon três vezes consecutivas.

Com o sucesso garantido, o TVXQ faz sua volta à Coréia depois de um ano e sete meses fora do país natal. O quarto álbum, intitulado Mirotic anunciado no final de agosto para o dia 24 de setembro de 2008, tem a data atrasada por dois dias antes do lançamento, devido a grande demanda de pedidos na pré-venda, sendo assim o lançamento no dia 26 de setembro. O novo conceito do álbum e do grupo é maturidade, acompanhado de apelo sexual. As fotos divulgadas para promoção antes da volta do grupo causou furor na imprensa e nos fãs, já que nelas os garotos apareciam como homens - não mais como garotos -, mostrando mais pele do que nunca. Em apenas dois dias após o lançamento, o TVXQ vendeu 300.000 cópias somente na pré-venda, passando assim a ser o álbum mais vendido do ano e batendo o recorde de "álbum mais vendido na primeira semana", que antes pertencia à Seo Tai Ji desde 2004.

Seu 25º single "Bolero/Kiss the Baby Sky/Wasurenaide", lançado em janeiro de 2009, tornou-se um outro número um para o grupo. Em março, o TVXQ lançou seu 26º single "Survivor" que estreou em terceiro lugar nas paradas posteriormente terminando em primeiro lugar. "Survivor" foi seguido por seu quarto álbum japonês, The Secret Code, que estreou em segundo lugar nas paradas. Para suportar o álbum que embarcou em sua quarta turnê, Tohoshinki 4th Live Tour 2009: The Secret Code, que terminou no Tokyo Dome, tornando-se o primeiro grupo coreano a fazer show lá.

Em 22 de abril de 2009, eles lançaram seu 27º single, "Share the World/We Are!". O single estreou no topo das paradas, estendendo seu recorde na Oricon. O 28º single, "Stand by U", foi lançado em 1º de julho de 2009 e estreou em segundo lugar nas paradas.

O DVD ao vivo do grupo, intitulado Tour Live 2009 4 - The Secret Code - Final in Tokyo Dome foi lançado em 30 de setembro. De acordo com o DVD Ranking 10/12 da Oricon, vendeu mais de 171.000 cópias, o melhor de si para as vendas nesta categoria na primeira semana de seu lançamento. Em um mês, The Secret Code já vendeu mais de 300.000 cópias. Além disso, esta é a primeira vez em 20 anos que um artista não-japonês da Ásia obteve o primeiro lugar no ranking DVD, exceda a artistas estrangeiros anteriores que alcançaram esse ranking incluí The Beatles Anthology (Special Price Edition Edition) dos Beatles que foi lançado em Março de 2003 e Led Zeppelin DVD de Led Zeppelin, que foi lançado em Junho de 2003 e têm mantido essa posição por artista estrangeiro ficando em primeiro por 6 anos e 3 meses depois. Além disso, com base nos números de venda do seu DVD, eles quebraram o recorde pessoal de pré-venda 107.000 cópias. Seus registros anteriores incluem sua turnê 3rd Live Tour 2008 - T, que foi lançado em agosto de 2008 e foi registrado como tendo vendido 112 mil cópias, e All About Dong Bang Shin Ki Season 3, que vendeu 66 mil cópias até agora. Desta vez, o seu DVD vendeu mais de duas vezes a quantidade que, com um total de vendas de 353 mil cópias e quebrou o recorde de maiores vendas iniciais para artistas estrangeiros.


TVXQ começou o ano lançando o 29º single, Break Out em 27 de janeiro de 2010, que criou um novo recorde para o grupo. O single chegou ao topo da Oricon, vendendo 256.000 cópias em sua primeira semana e quebrando o recorde de Elton John para a mais alta das vendas na primeira semana de um artista estrangeiro, que durou 14 anos e 8 meses. Em fevereiro, o grupo foi escolhido para cantar a música de abertura "With All My Heart - 君 が 踊る, 夏 -" para o filme japonês "君 が 踊る, 夏 / Kimi ga Odoru, Natsu", que estreou em setembro de 2010. Em 24 de março de 2010, TVXQ lançou um novo single chamado "Toki o Tomete". O álbum japonês, Best Selection 2010 ultrapassou a marca de 500 mil, alcançando platina dupla em fevereiro. Em março, Best Selection 2010 transcendeu a marca de 700 mil, tornando-se seu melhor venda no Japão. TVXQ também se tornou a primeira boy band estrangeira e também os primeiros artistas estrangeiros do sexo masculino por vender mais de 700.000 álbuns.

Em 3 de abril de 2010, Avex anunciou o hiato das atividades japonesas do TVXQ e que iria se concentrar em ajudar cada membro com suas atividades solo. Avex anunciou no final do mês que os três membros do TVXQ que se separaram de SM Entertainment (Jaejoong, Yoochun e Junsu) apareceria como um novo grupo no Thanksgiving Live in Dome concert no Japão. O grupo de três membros foi promovido no Japão como JYJ. Em setembro de 2010, Avex Entertainment anunciou a suspensão de todas as atividades japonesas de JYJ. Avex afirma que este decorreu de problemas com a agência de gestão coreana do JYJ, C-JES Entertainment, enquanto JYJ afirma que foi um ato punitivo por parte da Avex quando se recusou a aceitar os novos termos na renegociação do contrato. JYJ já declararam sua intenção de mover uma ação judicial contra a Avex para invalidar seu contrato com a empresa. A ação principal do JYJ com SM Entertainment, também para invalidar ou validar seu contrato exclusivo, ainda está em curso.


"HOMIN": Em 23 de novembro de 2010, a SM Entertainment anunciou que TVXQ estaria retornando como um duo constituído por U-Know Yunho e Max Changmin no início de 2011. Em 24 de novembro de 2010, Avex Entertainment, bem como a SM Entertainment Japan, lançaram uma declaração sobre a renovação dos contratos de artistas da SM Entertainment com a Avex, incluindo TVXQ que iria continuar como um duo na Avex Trax. O álbum do TVXQ, Wae (Keep Your Head Down), foi lançado na Coreia do Sul em 5 de janeiro de 2011 e classificado em primeiro lugar na parada da Gaon (parada coreana) duas semanas depois do lançamento. A Gaon classificou álbum do TVXQ, Wae (Keep Your Head Down) como o álbum mais vendido do ano até à data, com um total de 230.922 cópias vendidas de janeiro a junho de 2011. A versão repackaged (um álbum que vem com mais faixas inéditas) foi classificado em 9º na mesma parada.

Seu single japonês, "Why? (Keep Your Head Down)", lançado pela Avex Trax no Japão em 26 de janeiro de 2011, vendeu 231 mil cópias na primeira semana de lançamento e chegou ao número um na parada diária, semanal e mensal de singles da Oricon. De acordo com a Gaon, a edição normal do álbum coreano Wae (Keep Your Head Down) vendeu 230.922 cópias entre 1 de janeiro e 30 de junho, tornando-o mais a venda mais alta de um álbum coreano no primeiro semestre de 2011. Além disso, o álbum versão repackaged vendeu 55.243 cópias, fazendo o número total de vendas de 286.185. Em 20 de julho, a dupla lançou o single japonês "Superstar", que vendeu mais de 172 mil cópias e foi certificado ouro no fim do mês.

TVXQ também se apresentou no a-nation (um festival japonês) de 2011 após o hiato. O a-nation fez o seu caminho através de cinco cidades, Ehime, Nagoya, Osaka e Tóquio. Inesperadamente, durante o concerto ao vivo em Tóquio, TVXQ tornou-se o primeiro artista estrangeiro, e também os artistas do sexo masculino a se tornarem o "Big Bird" para o a-nation. Normalmente, Ayumi Hamasaki assumiu a última etapa para os últimos 8 anos. No entanto, desta vez, TVXQ conseguiu levar a última etapa pela primeira vez na história do a-nation. Esta é uma grande conquista devido à TVXQ sendo um novato no a-nation, e também os artistas estrangeiros em um país.

Desde o dia 2 até 4 de setembro de 2011, U-Know Yunho e Max Changmin participaram da SMTOWN Live In Tokyo, junto com os colegas de gravadora, na Tokyo Dome, executando sucessos passados "Rising Sun", "Mirotic", "Superstar", "Why? (Keep Your Head Down)", assim como a nova canção "B.U.T (BE-AU-TY)".

Em preparação para o lançamento de seu primeiro álbum japonês em 2 anos e meio, o vídeo da música para "B.U.T (BE-AU-TY)" (um dos singles do álbum) foi lançado através de vários sites em 19 de setembro. O álbum novo japonês, Tone, foi lançado em 28 de setembro. Vendendo 105,484 cópias no dia de seu lançamento e mais de 205.000 cópias por fim de semana, o álbum número um na Oricon diária, semanal e na parada mensal de outubro da Oricon, vendendo mais de 285 000 exemplares. Ele é o primeiro álbum do TVXQ a garantir a primeira posição da Oricon semanal e mensal. Tone ganhou certificação RIAJ de Platina no prazo de duas semanas de seu lançamento japonês, e quebrou um recorde de 11 anos muito tempo fazendo TVXQ o artista masculino primeiro estrangeiro a vender mais de 200.000 cópias de um álbum em sua primeira semana de lançamento no Japão (anteriormente detida por Bon Jovi em 2000). De acordo com cálculos do RIAJ de vendas de álbuns a partir de 01 de janeiro a 30 de setembro, TVXQ ultrapassou a marca de 250 mil, e alcançou a certificação de platina em apenas três dias de lançamento.

Em setembro, TVXQ ganhou interesse para assinar um "contrato de amizade" com o francês de moda da marca Lacoste, pela primeira vez essa parceria Lacoste fez com a Coréia. TVXQ oficialmente começou a promover Lacoste para o final deste ano.

TVXQ juntou muitos dos principais cantores da Coréia para se apresentar no Dream Concert 2011 Hallyu em Gyeongju Citizens 'Stadium em 3 de outubro, onde executou canções "Maximum" e "Wae (Keep Your Head Down)" de seu novo álbum. E foi o evento de encerramento do Festival de três dias em Gyeonju, Hallyu Dream Festival, organizado pela cidade de Gyeongju; o Ministério da Cultura e Turismo, e da Coréia Organização do Turismo para promover a "visita do ano na Coréia". A cobertura ao vivo do concerto foi em exibido em 6 de outubro pela Mnet (canal de TV). Em 9 de outubro TVXQ participou do "New York-Korea Festival", um programa especialmente planejado pela KBS global para comemorar o 20º aniversário da entrada da Coréia nas Nações Unidas. Foi realizada em Nova Jersey e as apresentações ao vivo foram gravados e transmitidos em 22 de outubro na TV KBS2.

Como parte do SMTOWN Live In New York, TVXQ fez show no Concerto SMTown em Nova York, no lendário Madison Square Garden em 23 de outubro ao lado de companheiros de gravadora incluindo Girls' Generation, Super Junior, SHINee, BoA e Kangta. Eles fizeram uma mistura de canções do passado e do presente de seu álbum mais recente da Coréia, abrindo seu ato com um medley de "The Way You Are"/"Mirotic", "Maximum", "Before U Go", "Wae (Keep Your Head Down)" e terminando com "Rising Sun".

Seu novo single japonês "Winter Rose" foi lançado em 30 de novembro, descrito como uma canção perolada de balada para a temporada de inverno. Ela foi selecionada como a música comercial para Seven & I Holdings de "Winter Gift – Tohoshinki (Snow Episode)", com TVXQ como atores, que estreou em 8 de novembro. Foi o quarto comercial de Sete & i Holdings com o TVXQ em 2011.

No site oficial NHK Kouhaku Uta Gassen, o TVXQ foi confirmado como um dos artistas para o 62º NHK Kouhaku Uta Gassen, a premiação de maior prestígio no Japão. TVXQ ao lado de outros grupos coreanos como Kara e Girls' Generation participaram da premiação no dia 31 de dezembro de 2011, véspera de Ano Novo. Esta foi terceira vez participando do TVXQ no Kouhaku e primeira vez como um duo. Em 2011, somando suas vendas de álbuns e singles coreanos e japoneses vendas de álbuns TVXQ vendeu mais de 1.300.000 cópias.

Em 4 de janeiro de 2012, a classificação para a 62ª NHK Kohaku Uta Gassen foi oficialmente anunciado e o desempenho do TVXQ recebeu uma classificação de 42,6%, seu mais elevado em comparação com aparições anteriores, comprovando sua popularidade continuada.


O TVXQ lançou sua primeira turnê japonês solo em quase três anos em Janeiro de 2012. A turnê era para ser realizada em 9 cidades de todo o Japão, que dura 2 meses, a partir de 18 janeiro - 18 março 2012. Os ingressos para a turnê eram tão ridiculamente populares que eles se esgotaram em pouco menos de um minuto. Depois de mais shows foram adicionados devido à alta demanda pelos ingressos, a turnê foi deve atrair um público de até 550.000 pessoas. A quinta turnê do TVXQ - TONE, no Japão, marcou mais um marco na história do grupo, como os terceiros artistas estrangeiros (depois de Michael Jackson e dos Backstreet Boys) para se apresentar no Asia's Dream Stage, Tokyo Dome, por três dias consecutivos, atraindo multidões de mais de 165.000. A audiência de 550.000 da turnê do TVXQ também foi a maior mobilização para qualquer artista coreano, tanto internamente como para atividades de concertos estrangeiros.

O novo single japonês do TVXQ, "Still" também pegou o primeiro lugar no gráfico semanal da Oricon, registrando um total de 138,664 unidades vendidas. A faixa é o 26º single do TVXQ que entrou no ranking Top 10 desde "Sky" em 2006, quebrando o recorde anterior de BoA de 25 singles.

O duo participou do encerramento do 18th Annual Dream Concert, realizada em 12 de maio, intitulada "I Love Korea", no Seoul World Cup Stadium. Este evento de caridade, com a participação de 20 outros importantes atos coreanos, é um assunto voltado para levantar fundos para ajudar os jovens carentes coreanos.

O TVXQ, juntamente com outros artistas da SM, participou ao vivo do SMTOWN World Tour III, em Los Angeles. O evento foi realizado em 20 de maio no Honda Center em Anaheim, Califórnia. Um dia depois, o duo participou da 2012 MBC Korean Music Wave no Google. Este concerto gratuito foi realizado no Anfiteatro Shoreline em Mountain View, Califórnia, e foi transmitido em todo o mundo via YouTube.

O 34º single, "Android" vai ser lançado em 11 de julho. O áudio inteiro da canção foi tocado primeiro na rádio BayFM no Japão na noite de 16 de junho.

Em 23 de abril, a SM Entertainment anunciou que o TVXQ estará fazendo um retorno coreano na segunda metade do ano. TVXQ declarou em uma entrevista "Estamos nos preparando para uma volta no segundo semestre do ano". Eles continuaram: "Estamos concentrados em trabalhar no Japão para o primeiro semestre do ano, mas acreditamos que nossos fãs coreanos também estão à espera por nós. Estamos planejando voltar para a Coréia em breve com uma nova imagem. Nós não definimos uma data exata ainda, mas vamos retorno durante um bom período de tempo e alcançar bons resultados. Pretendemos também realizar shows, se possível".


JYJ: JYJ (conhecidos como JUNSU/JEJUNG/YUCHUN no Japão) é um trio de música pop e R&B sul-coreano formado por Xiah JunSu, Hero JaeJoong e Micky Yoochun, integrantes da boy band sul-coreana TVXQ.

O trio entrou com uma ação judicial contra a SM Entertainment, alegando que a duração de seus contratos de exclusividade com a agência (13 anos) e a porcentagem de lucros eram exageradas e injustas, o que causou um hiato nas atividades do TVXQ.

O primeiro mini-álbum em japonês, "The…", foi lançado no dia 8 de setembro de 2010 e vendeu 71.733 cópias no primeiro dia, alcançando o topo da parada diária da Oricon.

O primeiro álbum em inglês, "The Beginning", lançado no dia 14 de outubro de 2010, vendeu mais de 520.000 cópias apenas na pré-venda. O primeiro single Ayyy Girl conta com vocais e produção de Kanye West. O álbum conta também com composições de Rodney “Darkchild” Jerkins nas faixas Empty e Be My Girl.

CONTROVÉRSIAS
A letra de Mirotic: Em novembro de 2008, a Comissão Coreana de Proteção da Juventude decidiu que a canção Mirotic é prejudicial para os jovens e declarou que as letras eram provocantes e excessivamente sexuais. Como resultado, o álbum foi rotulado com adesivos indicando que ele era inadequado para menores de 19 anos e qualquer performances da canção teria que ser transmitido após 10 horas. Em resposta à decisão, SM Entertainment concordou em fazer uma versão limpa (censurada), mas também havia pedido uma liminar para anular a decisão da comissão. TVXQ realizou a versão limpa da canção no 23º Prêmio Anual do Disco de Ouro (Annual Golden Disk Awards). A letra foi alterado de "I Got You" (Apanhei-te) para "I Choose You" (Eu escolhi você) e "I got you under my skin" (Apanhei-te embaixo da minha pele) para "I got you under my sky" (Apanhei-te embaixo do meu céu). Em 9 de abril de 2009, a Comissão de Proteção de Jovens anunciou que iria apelar da decisão para um tribunal superior depois de ter uma reunião de emergência e considerando que a frase: "I got you under my skin", era impróprio para menores.

Ação judicial contra a SM Entertaiment: Em 31 de julho de 2009, três integrantes do grupo Hero, Micky, e Xiah apresentaram um pedido ao Tribunal do Distrito Central de Seul para determinar a validade de seu contrato com a SM Entertainment. Através de seus advogados, os membros afirmaram que o contrato de 13 anos foi excessivamente longo, os horários foram realizados sem a confirmação ou a permissão dos membros, os termos do contrato foram estendidos e alterados sem seu conhecimento ou consentimento e que os ganhos do grupo não foram distribuídos de forma justa para os membros. Pena de rescisão antecipada de seu contrato vai custar duas vezes o lucro que o grupo está estimado para ganhar de SM Entertainment no resto do período do contrato. A notícia foi suficiente para causar a queda do preço de ações da SM Entertainment de 10% sobre o KOSPI.

O Tribunal do Distrito Central de Seul concedeu aos os três membros uma liminar do contrato temporário em outubro de 2009. Alegaram que o contrato era injusto e os membros ficaram de fora da distribuição de lucros adequada. Em resposta, a SM Entertainment convocou uma entrevista coletiva e afirmou que a ação não se tratava de contratos injustos ou direitos humanos, mas motivado pela ganância dos três membros para prosseguirem os seus negócios de cosméticos desinibida pela suas restrições de contrato de exclusividade com SM ligado com eles. Os três responderam que esperavam SM Entertainment iria respeitar a decisão do tribunal.

Em resposta ao processo, 120 mil fãs do TVXQ apresentaram uma petição contra o contrato a longo prazo da SM Entertainment para o Tribunal do Distrito Central[21]. O fã clube coreano do TVXQ, Cassiopeia, também entrou com pedido de compensação da SM Entertainment com o SM Town Live Concert (o concerto ao vivo da SM), tanto como SM e TVXQ inicialmente afirmaram que o concerto iria proseguir como planejado. O concerto foi cancelado uma semana antes da data programada.

Atualmente, o processo principal para validar ou invalidar contrato dos três membros com a SM Entertainment ainda está em curso.


CASSIOPEIA
O fã clube oficial do grupo utiliza a cor vermelha e é chamado de Cassiopeia. O nome é baseado na constelação Cassiopeia, formada por cinco estrelas, número de integrantes do grupo, e cuja configuração pode ser adquirida localizando as letras TVfXQ no teclado de um computador. O fã clube é reconhecido como o maior do mundo, estando registrado do livro dos recordes, o Guinness Book, com mais de 800 000 membros oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário